Santos

Santos

quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Descarte de resíduos especiais deve ser realizado em pontos específicos

Descarte de resíduos especiais deve ser realizado em pontos específicos

Descarte de resíduos especiais deve ser realizado em pontos específicos Atualizado em: 15 set 2017 às 04h


Com a entrada em vigor do Recicla Santos, no último mês de julho, Santos passou a contar com regras para disciplinar o gerenciamento do lixo e da coleta. Todos os santistas tiveram que adquirir o hábito de separar o lixo reciclável do orgânico. Inclusive, a legislação prevê multas para quem misturar, por exemplo, restos de alimentos com papel e plástico.

Porém alguns tipos de resíduos não entram nas categorias de

  • “orgânico” ou 
  • “reciclável”. 
  • Entre eles, eletrônicos, remédios, chapas radiológicas, lâmpadas, óleo, pilhas e baterias. São os materiais que entram na chamada Logística Reversa, conjunto de ações para viabilizar a coleta e a restituição de resíduos ao setor empresarial, para reaproveitamento ou outra destinação final ambientalmente adequada.


Para aparelhos eletrônicos, por exemplo, uma opção é o Centro de Reciclagem da Fundação Settaport, situado à Avenida Conselheiro Nébias, 85, Paquetá, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h. A coleta de material também pode ser solicitada pelo telefone 3221.2546. Além de recolher o lixo eletrônico, o centro encaminha os resíduos para o descarte correto. As peças em condições de reúso são aproveitadas na fabricação de novos computadores, que farão parte de salas de inclusão digital, frequentadas por crianças, jovens e adultos.

pilhas e baterias podem ser levadas aos pontos de venda. E, neste mês, foi inaugurado um ecoponto específico no Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista (Avenida Ana Costa, 25). O posto permite que qualquer comerciante leve o material, de onde seguirá para indústria, que fará a reciclagem.

Ecopontos
Santos ainda possui inúmeros pontos para que a população deixe as lâmpadas, remédios, filmes radiológicos, pneus e óleo de cozinha usado. Os endereços podem ser conferidos aqui.


Leia mais sobre o assunto aqui

Foto: Francisco Arrais

Nenhum comentário:

Postar um comentário