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sábado, 25 de novembro de 2017

Conheça o Porto de Gante, na Bélgica, o terceiro maior do país

Conheça o Porto de Gante, na Bélgica, o terceiro maior do país





Gante é primeira parada da comitiva do Santos Export
Porto belga investe em novo cais e mudança da matriz logística


Antuérpia, sede do principal porto belga: comitiva visitará três complexos (Foto: Vanessa Rodrigues/AT)

Empresários e autoridades do Porto de Santos começam nesta quarta-feira (27) a série de visitas aos principais portos da Bélgica. Eles vão conhecer as operações e os planos de crescimento de Gante, complexo conhecido por sua rede de acessos rodoviário, ferroviário e fluvial, e se reunir com executivos de empresas locais e representantes da administração portuária.

Na quinta-feira (28), o grupo se reúne com o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, e sua comitiva e seguem para Antuérpia, o principal porto do país e o segundo da Europa.

A agenda na Bélgica prossegue até sexta-feira (29), quando será visitado Zeebrugge, na cidade de Brugge. Nesses três dias, a delegação brasileira irá estudar os projetos de desenvolvimento dos complexos portuários belgas, as estratégias para a atração de novos negócios e planos de sustentabilidade. 

O grupo terá encontros com diretores das autoridades portuárias e órgãos de qualificação profissional e empresários de terminais e do setor logístico.

A viagem aos portos belgas completa a programação da 15ª edição do Santos Export – Fórum Internacional para a Expansão do Porto de Santos, promovido nos últimos dias 11 e 12, em Santos, pelo Grupo Tribuna e pela Una Marketing de Eventos.

O evento, um dos principais seminários portuários do País, reúne especialistas e representantes de órgãos públicos e da iniciativa privada para debater as estratégias de desenvolvimento do cais santista. 

O Santos Export, há 12 anos, encerra as atividades da respectiva edição com uma visita técnica a complexos marítimos de destaque no mundo. A comitiva já foi recebida em portos dos Estados Unidos, Canadá, Panamá, Espanha, Franca, Reino Unido, Holanda, Alemanha, Dinamarca, Itália, Emirados Árabes Unidos e China.

Nesta quarta, em Gante, o grupo se encontrará com dirigentes da autoridade portuária e representantes da comunidade do complexo. Em seguida, haverá uma visita às instalações marítimas.

Localizado no norte do País, Gante, o segundo maior porto da Bélgica, conta com um canal de navegação de 32 quilômetros (17 deles nos Países Baixos), o Ghent-Terneuzen, que o liga ao Mar do Norte. 

A via marítima permite o acesso de, no máximo, navios Panamax (com comprimento de até 265 metros, 37 metros de largura e calado de 12,5 metros). Mas, atualmente, é alvo de estudos para ampliar suas dimensões, de modo a permitir a escala de embarcações maiores.

Complementando o canal, ele conta com rede logística com rodovias, ferrovias, rios e dutos que ligam seus terminais à maior parte da Europa.

O complexo conta com uma área de 47 quilômetros quadrados. Em seu interior, há cinco docas com 28 km de cais, malha rodoviária de 130 km e ferroviária de 212 km.

No ano passado, operou 51 milhões de toneladas, 9,76% a mais do que em 2015. Entre suas principais cargas, estão automóveis, produtos siderúrgicos, celulose e biomassa.
O Brasil é seu terceiro maior parceiro comercial, atrás da Rússia e do Canadá.


Comitiva do Santos Export visita o porto de Gante nesta quarta-feira (Foto: Vanessa Rodrigues/AT)

Novo cais
Atualmente o complexo está expandindo sua infraestrutura com a construção de novo cais. O porto busca modificar sua matriz de transporte, reduzindo o papel do modal rodoviário, que hoje é responsável por 40% das mercadorias movimentadas, em prol das ferrovias, que respondem por 10% – as hidrovias tem uma participação de 50%.

Esses projetos são coordenados pela autoridade portuária, uma empresa autônoma pública controlada pela Prefeitura de Gante.

Referência Mundial 
A escolha da Bélgica este ano é estratégica, especialmente diante dos desafios vividos por Santos e pelos demais portos brasileiros para melhorar seus acessos logísticos e otimizar os modelos de gestão, questões já enfrentadas e superadas no país europeu. 

Antuérpia, Gante e Zeebrugge são referências por suas redes de transporte, plenos de integração com as comunidades locais, projetos de qualificação profissional e por seus formatos administrativos - cada um deles é gerido por uma empresa pública autônoma controlada por sua respectiva cidade. 

Entre os participantes da comitiva santista, estão diretores de terminais de contêineres (Brasil Terminal Portuário, Ecoporto Santos e Rodrimar), de instalações de granéis sólidos (Terminal Integrador Portuário Luiz Antônio de Mesquita, o Tiplam) e líquidos (Ultracargo) e da Praticagem de São Paulo. 

Também estão presentes o diretor-presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), José Alex Oliva, e o presidente da Associação Comercial de Santos, Roberto Clemente Santini, além de executivos do Grupo Tribuna e da Una Marketing de Eventos.

Ministro integrará grupo em Antuérpia
Nesta quinta-feira (28), o grupo do Santos Export recebe o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, e sua comitiva e, juntos, vão a Antuérpia.

No complexo, vão se reunir com o embaixador do porto, Frank Geerkens, e ter encontros com especialistas em logística portuária, intermodalidade, ações ambientais e projetos de qualificação de mão de obra.

Em seguida, acompanhados por representantes da Autoridade Portuária, os brasileiros vão visitar terminais e novas instalações do complexo, como o novo cais destinado às operações de frutas. 

Na parte da tarde, vão visitar o Centro de Coordenação do Porto, postos de inspeção fronteiriça e empreendimentos de integração entre a cidade e o complexo.

Na sexta-feira, encerrando a agenda belga, a delegação seguirá para o Porto de Zeebrugge, na cidade de Brugge. Lá, serão recebidos por dirigentes do complexo e vão visitar suas instalações. 

Terceiro porto do país, Zeebrugge é conhecido por suas instalações de águas profundas e por ser o líder europeu em operações de ro-ro (no qual as cargas são embarcadas ou desembarcadas em caminhões ou plataformas móveis) e o maior do mundo no carregamento e descarga de veículos.

Acompanhe
A visita da comitiva do Santos Export e da delegação do ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, aos portos belgas poderá ser acompanhada pelo público a partir da cobertura diária do jornal A Tribuna e também on-line, tanto pela página de Porto & Mar no portal A Tribuna Digital como no Facebook (na página de Porto & Mar) e no Instagram (na página de A Tribuna).
Fonte: A Tribuna A Tribuna 27 09 2017

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