Conheça o Porto de Gante, na Bélgica, o terceiro maior do país
Fonte: G1 - Veja o vídeo
Gante é primeira parada da
comitiva do Santos Export
Porto belga investe em novo cais e mudança da
matriz logística
Antuérpia,
sede do principal porto belga: comitiva visitará três complexos (Foto:
Vanessa Rodrigues/AT)
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Empresários
e autoridades do Porto de Santos começam nesta quarta-feira (27) a série de
visitas aos principais portos da Bélgica. Eles vão conhecer as operações e os
planos de crescimento de Gante, complexo conhecido por sua rede de acessos
rodoviário, ferroviário e fluvial, e se reunir com executivos de empresas
locais e representantes da administração portuária.
Na
quinta-feira (28), o grupo se reúne com o ministro dos Transportes, Portos e
Aviação Civil, Maurício Quintella, e sua comitiva e seguem para Antuérpia, o
principal porto do país e o segundo da Europa.
A agenda
na Bélgica prossegue até sexta-feira (29), quando será visitado Zeebrugge, na
cidade de Brugge. Nesses três dias, a delegação brasileira irá estudar os
projetos de desenvolvimento dos complexos portuários belgas, as estratégias
para a atração de novos negócios e planos de sustentabilidade.
O grupo
terá encontros com diretores das autoridades portuárias e órgãos de
qualificação profissional e empresários de terminais e do setor logístico.
A viagem
aos portos belgas completa a programação da 15ª edição do Santos Export – Fórum
Internacional para a Expansão do Porto de Santos, promovido nos últimos dias 11
e 12, em Santos, pelo Grupo Tribuna e pela Una Marketing de Eventos.
O evento,
um dos principais seminários portuários do País, reúne especialistas e
representantes de órgãos públicos e da iniciativa privada para debater as
estratégias de desenvolvimento do cais santista.
O Santos
Export, há 12 anos, encerra as atividades da respectiva edição com uma visita
técnica a complexos marítimos de destaque no mundo. A comitiva já foi recebida
em portos dos Estados Unidos, Canadá, Panamá, Espanha, Franca, Reino Unido,
Holanda, Alemanha, Dinamarca, Itália, Emirados Árabes Unidos e China.
Nesta
quarta, em Gante, o grupo se encontrará com dirigentes da autoridade portuária
e representantes da comunidade do complexo. Em seguida, haverá uma visita às
instalações marítimas.
Localizado
no norte do País, Gante, o segundo maior porto da Bélgica, conta com um canal
de navegação de 32 quilômetros (17 deles nos Países Baixos), o Ghent-Terneuzen,
que o liga ao Mar do Norte.
A via
marítima permite o acesso de, no máximo, navios Panamax (com comprimento de até
265 metros, 37 metros de largura e calado de 12,5 metros). Mas, atualmente, é
alvo de estudos para ampliar suas dimensões, de modo a permitir a escala de
embarcações maiores.
Complementando
o canal, ele conta com rede logística com rodovias, ferrovias, rios e dutos que
ligam seus terminais à maior parte da Europa.
O
complexo conta com uma área de 47 quilômetros quadrados. Em seu interior, há
cinco docas com 28 km de cais, malha rodoviária de 130 km e ferroviária de 212
km.
No ano
passado, operou 51 milhões de toneladas, 9,76% a mais do que em 2015. Entre
suas principais cargas, estão automóveis, produtos siderúrgicos, celulose e
biomassa.
O Brasil
é seu terceiro maior parceiro comercial, atrás da Rússia e do Canadá.
Comitiva
do Santos Export visita o porto de Gante nesta quarta-feira
(Foto: Vanessa Rodrigues/AT)
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Novo cais
Atualmente
o complexo está expandindo sua infraestrutura com a construção de novo cais. O
porto busca modificar sua matriz de transporte, reduzindo o papel do modal
rodoviário, que hoje é responsável por 40% das mercadorias movimentadas, em
prol das ferrovias, que respondem por 10% – as hidrovias tem uma participação
de 50%.
Esses projetos são coordenados pela autoridade portuária, uma empresa autônoma pública controlada pela Prefeitura de Gante.
Esses projetos são coordenados pela autoridade portuária, uma empresa autônoma pública controlada pela Prefeitura de Gante.
Referência
Mundial
A escolha
da Bélgica este ano é estratégica, especialmente diante dos desafios vividos
por Santos e pelos demais portos brasileiros para melhorar seus acessos
logísticos e otimizar os modelos de gestão, questões já enfrentadas e superadas
no país europeu.
Antuérpia,
Gante e Zeebrugge são referências por suas redes de transporte, plenos de
integração com as comunidades locais, projetos de qualificação profissional e
por seus formatos administrativos - cada um deles é gerido por uma empresa
pública autônoma controlada por sua respectiva cidade.
Entre os
participantes da comitiva santista, estão diretores de terminais de contêineres
(Brasil Terminal Portuário, Ecoporto Santos e Rodrimar), de instalações de
granéis sólidos (Terminal Integrador Portuário Luiz Antônio de Mesquita, o
Tiplam) e líquidos (Ultracargo) e da Praticagem de São Paulo.
Também
estão presentes o diretor-presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo
(Codesp), José Alex Oliva, e o presidente da Associação Comercial de Santos,
Roberto Clemente Santini, além de executivos do Grupo Tribuna e da Una
Marketing de Eventos.
Ministro
integrará grupo em Antuérpia
Nesta
quinta-feira (28), o grupo do Santos Export recebe o ministro dos Transportes,
Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, e sua comitiva e, juntos, vão a
Antuérpia.
No
complexo, vão se reunir com o embaixador do porto, Frank Geerkens, e ter
encontros com especialistas em logística portuária, intermodalidade, ações
ambientais e projetos de qualificação de mão de obra.
Em
seguida, acompanhados por representantes da Autoridade Portuária, os
brasileiros vão visitar terminais e novas instalações do complexo, como o novo
cais destinado às operações de frutas.
Na parte
da tarde, vão visitar o Centro de Coordenação do Porto, postos de inspeção
fronteiriça e empreendimentos de integração entre a cidade e o complexo.
Na
sexta-feira, encerrando a agenda belga, a delegação seguirá para o Porto de
Zeebrugge, na cidade de Brugge. Lá, serão recebidos por dirigentes do complexo
e vão visitar suas instalações.
Terceiro
porto do país, Zeebrugge é conhecido por suas instalações de águas profundas e
por ser o líder europeu em operações de ro-ro (no qual as cargas são embarcadas
ou desembarcadas em caminhões ou plataformas móveis) e o maior do mundo no
carregamento e descarga de veículos.
Acompanhe
A visita
da comitiva do Santos Export e da delegação do ministro dos Transportes, Portos
e Aviação Civil, Maurício Quintella, aos portos belgas poderá ser acompanhada
pelo público a partir da cobertura diária do jornal A Tribuna e também on-line,
tanto pela página de
Porto & Mar no portal A Tribuna Digital como no Facebook (na
página de Porto & Mar) e no Instagram (na
página de A Tribuna).
Fonte: A Tribuna A Tribuna 27 09 2017
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