Santos

Santos

domingo, 10 de abril de 2016

Semáforos em tempo real serão ativados na terça (12)

Semáforos em tempo real serão ativados na terça (12)
A partir de terça-feira (12), os semáforos em tempo real serão ativados na Cidade, a fim de reduzir os congestionamentos em vias movimentadas. Nesta primeira etapa, a tecnologia entrará em funcionamento nas avenidas Nossa Senhora de Fátima e Martins Fontes, desde a Rua Júlia Ferreira de Carvalho até a Rua São Sebastião, nos dois sentidos.
Funcionários da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) e da empresa Brascontrol Indústria e Comércio LTDA., vencedora da licitação, estarão no local durante a semana para realizar o ajuste de temporização e das câmeras.
Inédita
Semáforos em tempo real são uma ferramenta inédita na Cidade, que possibilita ajustar os tempos de verde e vermelho de forma remota, dando tempo maior de abertura à via que estivar mais movimentada.
Os equipamentos estão distribuídos em 49 cruzamentos na sua totalidade. Outras vias contempladas são a Av. Ana Costa, cuja ativação está prevista para o dia 19, e as avenidas da orla (da divisa Santos/ São Vicente até a Rua Alexandre Martins), que funcionarão a partir do dia 26. O sistema funcionará nos dois sentidos das vias.
Estudos
A instalação demandou uma série de etapas em conjunto com a CET. Nos últimos meses, foram realizados estudos de campo, contagem de veículos, substituição dos controladores e instalação das colunas e câmeras (que detectarão a quantidade de veículos que passa pelo cruzamento).
Houve também a construção de uma Central Semafórica na sede da CET, de onde se administrará o funcionamento do sistema. Os funcionários da companhia receberam capacitação na última semana.
Funcionamento
As câmeras virtuais fazem a contagem de veículos e enviam os dados do fluxo à Central Semafórica, na sede da CET. Os próprios equipamentos fazem os cálculos e reenviam a informação dos tempos necessários de verde e vermelho aos controladores, para dar uma abertura maior à via que necessita de mais fluidez.
Eles são programados para tomar decisões remotas, sem a intervenção humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário