Santos

Santos

quarta-feira, 6 de março de 2013

Gerente geral da Petrobras em Santos afirma que empresa vai duplicar produção de petróleo com o pré-sal, em reunião na Associação Comercial


Gerente geral da Petrobras em Santos afirma que empresa vai duplicar produção de petróleo com o pré-sal, em reunião na Associação Comercial

O gerente geral da Unidade de Operações de Exploração e Produção da Bacia de Santos da Petrobras, Osvaldo Kawakami, afirmou que a empresa vai duplicar a produção de petróleo com o pré-sal. "Por isso a unidade da Petrobras na Cidade é muito importante", afirmou em encontro da Câmara de Petróleo e Gás da Associação Comercial de Santos (ACS), realizada na tarde desta quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013, na Sala de Reuniões da entidade, na Rua XV de Novembro, 137 - 1.º andar, no Centro Histórico.
Ele antecipou que, para cumprir a meta, a Petrobras e a cadeia de petróleo e gás envolvidas na Bacia de Santos têm que superar "desafios tecnológicos, de custos e de mão de obra com preparo, para atender as demandas".
A estatal produz hoje 2 milhões de barris/dia de petróleo, volume que alcançará o dobro em alguns anos, com o pré-sal. Por isso a Petrobras fez e realizará investimentos significativos na região.
Kawakami, que assumiu o cargo em janeiro de 2013, em substituição a José Luiz Marcusso, lembrou que a companhia se instalou em Santos em 2006. "A presença da Petrobras só tende a crescer, principalmente com a chegada das plataformas de petróleo, a partir de 2015, produzidas em estaleiros brasileiros", antecipou. "O futuro da Unidade de Operações será cada vez mais importante, não apenas para a Petrobras, mas também para Santos e região".
O planejamento da Unidade de Operações em Santos será mantido, adiantou Kawakami, afirmando que se trata de um projeto prioritário da Petrobras no que diz respeito ao pré-sal. A companhia construirá as três torres no Valongo - a primeira com expectativa de ser entregue em 2014. "Queremos cumprir o cronograma e produzir", resumiu.
Ele agradeceu o convite da Associação Comercial de Santos para participar da reunião da Câmara de Petróleo e Gás e lembrou que sempre manteve, paralelamente às funções na Petrobras, atividades associativas.
Durante quase dez anos a serviço da estatal petrolífera no território japonês, Kawakami também foi presidente da Câmara de Comércio Brasileira no Japão e, antes, já havia atuado na Câmara Comercial e Industrial de Itajaí, em Santa Catarina.
A reunião da Câmara de Petróleo e Gás da ACS foi presidida pelo coordenador, Vicente do Valle, e teve a participação do vice-coordenador, Nelson Nakamura, e do secretário, Gustavo Pierotti.
Estavam presentes ainda os representantes Victor Saboya Oliveira e Horaldo de Carvalho Junior, da Petrobras; Antonio Bernardo Neto, da Porto Consult Negócios e Participações; Ricardo Van Hombeeck, da Saipem do Brasil Serviços de Petróleo; Edison Monteiro, da Soteica do Brasil; Vicente do Valle, da Ciesa; e Geraldo Pierotti, da Mansueto Pierotti & Filhos - Fornecedora Santista de Navios, integrantes do órgão setorial da Associação Comercial, bem como o diretor executivo da ACS, Marcio Calves.
Luís Floriano, da Eudmarco, foi também convidado para o encontro - a empresa deverá ser incorporada à Câmara de Petróleo e Gás.
Cada representante de empresa expôs brevemente as atividades e projetos ao novo gerente geral da Petrobras em Santos.
Valle afirmou que a Associação Comercial trabalha para captar empresas para a Câmara Setorial de Petróleo e Gás, que deve atrair o interesse de atividades direta ou indiretamente envolvidas na Bacia de Santos.
O coordenador da Câmara Setorial enfatizou a importância do centro de pesquisas a ser instalado em Santos para dar apoio às necessidades da cadeia do pré-sal.
Ele antecipou também que serão formalizados convites para participarem da Câmara de Petróleo e Gás entidades como a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) e Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo (Sopesp), entre outras, no sentido de ampliar o alcance do órgão setorial da ACS.
A próxima reunião da Câmara de Petróleo e Gás está marcada para 20 de março. A expectiva é que sejam admitidas empresas que estavam em negociação para serem incluídas nesse órgão setorial da Associação Comercial e também sejam apresentadas propostas de mais nomes.
Kawakami assinou o Livro de Ouro de visitantes ilustres da Associação Comercial de Santos, aberto para receber o imperador Dom Pedro II. O livro tem assinaturas de presidentes da República, governadores e outras autoridades.
O gerente geral da Petrobras escreveu:
"É com grande satisfação que venho a esta casa tão importante para o meio empresarial de Santos. Esperamos nos unir em uma cooperação profícua, que traga mais desenvolvimento a Santos, ao Estado de São Paulo e também ao Brasil!".
Após a reunião da Câmara Setorial de Petróleo e Gás, Kawakami foi encaminhado ao Auditório da Associação Comercial, também no 1.º andar, para encontro com autoridades convidadas.
No Auditório, além de Vicente do Valle, representando o presidente da Associação Comercial de Santos, Michael Timm, estavam os seguintes diretores: o 1.º secretário, Ronaldo Taboada; o 2.º secretário, Martin Aron; o 2.º diretor financeiro, Geraldo Pierotti; o 1.º suplente da Diretoria Executiva, Edison Monteiro; e o presidente do Conselho de Câmaras Setoriais da ACS, Eduardo Carvalhaes Junior.
Entre as autoridades presentes, estavam o secretário de Assuntos Portuários e Marítimos de Santos, Eduardo Lopes; o secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Santos, José Antônio de Oliveira Rezende; e o presidente do Conselho de Autoridade Portuária (CAP) do Porto de Santos, Bechara Abdalla Pestana Neves.
Também marcaram presença o presidente do Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo, Querginaldo Camargo, e o diretor executivo do Sopesp, José dos Santos Martins; o diretor da Regional de Santos do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), Ronaldo Forte; e o gerente do Escritório Regional do Sebrae na Baixada Santista, Paulo Sergio Franzosi.
No encontro, estavam ainda o superintendente de Planejamento da Companhia Docas do Estado de Paulo, José Manoel Gatto dos Santos, representando o presidente Renato Barco; e Sérgio Guimarães, da Subseção de Santos da Ordem dos Advogados no Brasil (OAB), representando o presidente Rodrigo Julião.
Franzosi, lembrando que o Sebrae sempre foi parceiro da companhia estatal, aproveitou para pedir à Petrobras a instalação de um posto de atendimento às pequenas empresas da região, no sentido de estimular a participação delas na cadeia de petróleo e gás.
O diretor executivo da ACS agradeceu às autoridades o atendimento ao convite para o encontro com Kawakami e disse que foi bastante acertada a criação da Câmara de Petróleo e Gás, em 18 de dezembro de 2012, em vista do interesse das empresas e entidades.
Geraldo Pierotti, que é também conselheiro do Santos Futebol Clube (Santos FC), convidou Kawakami para conhecer o Estádio Urbano Caldeira, na Vila Belmiro, e também para visitar a Pinacoteca Benedicto Calixto, na esperança de que no futuro a Petrobras seja uma parceira na ampliação das instalações, por intermédio da Lei Rouanet.
Pierotti já foi presidente da Pinacoteca e antecipou que a meta é transformar a entidade em um museu capaz de abrigar exposições internacionais.
Vicente do Valle encerrou o encontro no Auditório, fazendo um convite para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação do Município de Santos e para o Sebrae aceitarem assento permanente na Câmara Setorial de Petróleo e Gás da Associação Comercial de Santos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário