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quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Ministro assina contrato de dragagem para o canal do Porto de Santos, SP

02/02/2017 17h46 - Atualizado em 02/02/2017 20h49
Ministro assina contrato de dragagem para o canal do Porto de Santos, SP
Maurício Quintella também inaugurou o Centro de Controle de Tráfego.
Porto de Santos completa 125 anos de existência nesta quinta-feira.
Do G1 Santos
O ministro dos Transportes, Maurício Quintella, assinou, na tarde desta quinta-feira (2), o contrato para a dragagem de aprofundamento e adequação do canal de acesso ao Porto de Santos, no litoral de São Paulo. O Porto de Santos completa 125 anos de existência neste dia.

O ministro inaugurou, por volta das 15h, o  Centro de Controle de Tráfego de Embarcações, o Vessel Traffic Management Information System (VTMIS), na Ponta da Praia, ao lado do píer da Praticagem. Depois, foi para a sede da Companhia Docas do Estado de São Paulo (CODESP).

No local, ele reinaugurou o auditório do edifício-sede da presidência da CODESP e assinou o contrato de dragagem licitado pelo Governo Federal. A cerimônia contou com a presença do presidente da companhia, Alex Oliva, e do prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB).

Ministro dos Transportes (centro) assinou ordem de
serviço para dragagem (Foto: Rodrigo Nardelli/G1)
O contrato prevê o aprofundamento e adequação do canal de navegação e das bacias de acesso aos berços de atracação do Porto, dos atuais 15 metros, em média, para 15,4 e 15,7 metros pelos próximos três anos. Alguns trechos da via marítima também serão alargados. Os locais de atracação terão nova fundura, de 7,6 a 15,7 metros.

“A cada meio metro, você consegue mais 100 contêineres em cada navio. Sem dúvida nenhuma, terá um impacto fundamental na operação, e, consequentemente, na economia não só da região, mas do país inteiro”, explicou o ministro.

A extinta Secretaria de Portos (SEP) licitou a obra em 9 de julho de 2015. Após alguns recursos administrativos e judiciais, a EEL Infraestruturas assinou o contrato em abril do ano passado.A empresa cobrou R$ 369 milhões, mas o início do trabalho dependia da ordem de serviço, que só seria emitida após a EEL apresentar as garantias financeiras exigidas no edital de licitação. Após três tentativas da empresa de apresentar essa garantia, a pasta rescindiu o contrato.

A Van Oord foi a segunda colocada na licitação. A empresa holandesa cobrou R$ 373,9 milhões pela obra, quase R$ 5 milhões a mais do que a primeira colocada. Após ser convocada pela pasta que comanda os portos brasileiros, a Van Oord recebeu um prazo para demonstrar interesse na obra. Ela aceitou e reduziu o preço para R$ 369 milhões. Em seguida, apresentou documentos, que já foram analisados pelo ministério.



Canal do Porto de Santos passará por dragagem (Foto: Ivair Vieira Jr/G1)

Fonte: G1

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