Santos

Santos

sábado, 7 de maio de 2016

As riquezas que vêm dos trilhos de Araraquara

As riquezas que vêm dos trilhos de Araraquara

É pelos trilhos do município que escoam grãos, açúcar e combustíveis de diversos estados do País
08h02 | 30/04/2016
Araraquara.com / Gabriela Martins





Marcos Leandro
Ramal ferroviário de Araraquara é considerado um dos mais importantes do País (Marcos Leandro/Tribuna)
Quem vê um trem passando por Araraquara, nem sempre imagina a riqueza que traz em seus vagões, ao longo dos 1.054 km de trilhos da cidade.

Por eles, 20 vagões que realizam diariamente o escoamento da produção vinda de outros estados brasileiros, em especial o Mato Grosso, que tem os trilhos do município como a principal passagem para o porto de Santos.

Hoje, os trilhos de Araraquara exercem um papel fundamental, pois a cidade está inserida dentro do principal corredor ferroviário de escoamento agrícola do País, com destino ao porto de Santos.
Anualmente, milhares de toneladas de grãos (soja, milho e farelo de soja), além de açúcar e um volume considerável de combustíveis e contêineres, passam por Araraquara.

Emprego
Além de ser o principal corredor para escoamento de grãos do País pela ferrovia, outro fator econômico relevante é quantidade de empregos diretos, 620 funcionários, além de movimentar outros setores da economia como hoteleiro, devido ao grande número de viagens.

Pouco mais dos 300 funcionários contratados pela concessionária responsável pela ferrovia de Araraquara, a Rumo/ALL, trabalham hoje na oficina de locomotivas, com foco constante de projetos de melhoria e confiabilidade. A oficina tem capacidade de atender até 345 locomotivas por mês.

Atualmente a Rumo/ALL, é composta de 4 concessões ferroviárias no Brasil, que atua nos estados de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, totalizando mais de 12 mil km de ferrovia.

A ferrovia
A importância da ferrovia não é de hoje. Construída no final do século XIX, a Ferrovia ajudou no desenvolvimento do município, em especial na época da economia cafeeira.

Seu significado para o município foi tamanho que acabou dando nome a um bairro do - Vila Ferroviária - e ao time da cidade - Ferroviária.

http://www.araraquara.com/economia/N...raraquara.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário