Santos

Santos
Mostrando postagens com marcador Obra da entrada da Cidade recebe parecer favorável. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Obra da entrada da Cidade recebe parecer favorável. Mostrar todas as postagens

sábado, 7 de maio de 2016

Obra da entrada da Cidade recebe parecer favorável





Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), órgão ligado ao Ministério da Cultura, emitiu parecer favorável para a emissão da Licença de Instalação (LI) das obras na entrada da Cidade, que visam melhorar a mobilidade urbana e o sistema de drenagem nesta região.
Com mais esta etapa cumprida, o primeiro conjunto de intervenções a cargo da Prefeitura, que prevê 18 km de corredores de ônibus e serviços de microdrenagem, deve iniciar ainda neste semestre.
A aprovação do Iphan foi necessária porque nos locais de escavações será preciso o acompanhamento e monitoramento técnico de arqueologia. Para isso, foi elaborado um Programa de Diagnóstico, Prospecções Intensivas e Educação Patrimonial, necessário para obter esta autorização e que requer o acompanhamento de um arqueólogo.
Já a LI é emitida pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) - ligada à Secretaria de Estado do Meio Ambiente - e autoriza o início do empreendimento, de acordo com as especificações aprovadas no projeto executivo da obra, incluindo as medidas de controle ambiental.
Liberação
A Administração Municipal já possuía a licença prévia da Cetesb, mas precisava cumprir 19 itens para obter a LI, entre eles a autorização do Iphan, a qual foi comunicada pelo órgão federal por ofício na terça-feira (3).
O parecer do Iphan será enviado agora para a Cetesb, junto com a outorga do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), outro documento exigido por causa das intervenções previstas próximas ao Rio São Jorge.
“Somente com a Licença de Instalação a Caixa Econômica Federal libera os recursos do financiamento obtido pela Prefeitura e autoriza o início da obra. Após esta aprovação, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Edificações (Siedi) pode emitir de imediato a ordem de serviço para o início da obra”, explica Wagner Ramos, arquiteto da Prefeitura.
Ao todo, está em fase de liberação com a Caixa a quantia de R$ 80 milhões, sendo metade para a primeira etapa e mais investimentos na troca de iluminação. E e a outra parte para a segunda fase, que será licitada em breve.
Três etapas
A licitação para a primeira etapa de obras na entrada da Cidade, a cargo da Prefeitura, foi realizada em novembro de 2015 e teve como vencedora a empresa Terracom Construções Ltda, ao valor de R$ 34,5 milhões. Prevê a implementação de corredores de ônibus e melhorias como novas sarjetas e substituição de manilhas quebradas e entupidas.
As intervenções vão beneficiar diversas vias, entre elas as avenidas Visconde de São Leopoldo, Getúlio Vargas, Martins Fontes, Nossa Senhora de Fátima, Jovino de Melo, Hugo Maia, Afonso Schmidt e Álvaro Guimarães e ruas como a Professor Laurindo e Manoel Ferramenta Junior.
A segunda etapa engloba obras de pavimentação e melhorias em trecho complementar da Avenida Nossa Senhora de Fátima - entre a ponte da Rua Júlia Ferreira de Carvalho e a Rua Itanhaém -, e nas ruas Júlia Ferreira de Carvalho e Zelnor Paiva Magalhães, a rotatória Sul da ponte sobre o rio São Jorge, uma via Beira Rio e sua ligação até o canal da Avenida Jovino de Melo.
Estes trechos farão a futura conexão viária com a ponte sobre o Rio São Jorge a ser construída na terceira etapa. Nesta fase, também estão previstos o viaduto sobre a Via Anchieta/ Avenida Martins Fontes e as galerias nas avenidas Martins Fontes e na Nossa Senhora de Fátima, para melhor escoamento das águas.
Etapas já cumpridas pela Prefeitura
• Liberação de R$ 290 milhões por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
• Formalizado e assinado convênio com Estado e Codesp para elaboração de projeto das obras de arte (ponte e viaduto)
• Secretaria do Tesouro Nacional autoriza empréstimo pelo PAC - Mobilidade Urbana.
• Projeto é discutido com a comunidade e obras são apresentadas em audiência pública.
• Obtenção da licença ambiental prévia da Cetesb.
• Lançado o edital da primeira etapa de obras, conclusão da licitação e assinatura do contrato com a empresa vencedora.
• Programa de Diagnóstico, Prospecções Intensivas e Educação Patrimonial é aprovado pelo Iphan.

Próximas etapas
• Aprovação do Iphan será enviada para a Cetesb junto com a outorga do DAEE para obtenção da Licença de Instalação (LI).
• Com a obtenção da LI, documento segue para a Caixa Econômica Federal, para liberação dos recursos do financiamento obtido e autorização de início da obra.
• Após a aprovação da Caixa, a Prefeitura emitirá ordem de serviço para o início imediato da obra, o que deve ocorrer ainda neste semestre.

Foto: Arquivo Secor / Rogério Bomfim