Placas de vias
de Santos informam quem são os homenageados
Abaixo do nome da rua ou avenida, há uma breve
explicação de quem está citado ali
SHEILA ALMEIDA
07/03/2017 - 14:58 - Atualizado em 07/03/2017 - 14:58
Dr. Guedes Coelho, que é homenageado em rua da Encruzilhada, foi médico, sanitarista e político |
Agora, quem passa por algumas ruas de Santos olha para cima e aprende alguma coisa. É que pelo menos 226 placas de identificação de vias vão mudar na Cidade. Algumas já foram trocadas e, como novidade, trazem a explicação de quem é a pessoa que dá nome ao lugar.
O motivo da mudança é a Lei Complementar 805, de 2013, que determina a inserção dos dados históricos nas placas de locais públicos. Ou seja, futuramente, todas as ruas de Santos terão explicação sobre quem as denomina. Ainda não há data de quando todo o projeto será executado.
Apesar de a lei ter quatro anos, só no início deste começaram as alterações. A mudança se inicia pela área central, como parte de um projeto piloto para a região. Por isso, apenas 226 placas serão modificadas agora. Se houver necessidade de reposição em outros locais, o material será substituído já com o novo modelo. Encruzilhada e Marapé já têm novas placas.
Com isso, hoje Santos tem três tipos de identificação de rua. Uma, a mais antiga, traz a informação com o nome completo da rua e letras do mesmo tamanho. A outra, alterada em 2013, tem o nome principal da via em destaque (na Avenida Rangel Pestana, por exemplo, apenas a palavra Rangel está em tamanho maior). E a nova placa contém dados sobre quem é citado.
Não é só a Prefeitura que arca com tudo. A instalação é fruto de convênio entre a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a Petrobras. Tanto o órgão de trânsito quanto a Administração Municipal são responsáveis pela colocação e pela pesquisa.
Segundo o Município, o conjunto de uma coluna simples com duas placas custa, em média, R$ 400,00.
Nenhum comentário:
Postar um comentário