Santos

Santos

quinta-feira, 8 de junho de 2017

Passeio de escuna pela Baía de Santos é opção de turismo

Passeio de escuna pela Baía de Santos é opção de turismo

FERNANDO DEGASPARI 
09/02/2016 - 08:16 - Atualizado em 09/02/2016 - 11:07
Fonte: A tribuna

Um passeio de escuna pela Baía de Santos não se resume simplesmente a dar uma volta de barco. Durante uma hora e meia há tempo suficiente para a descoberta de belas praias da região. Também é possível dar um mergulho no mar, além de apreciar uma vista sem igual da cidade, e contar com a oportunidade de observar, por um outro ângulo, um dos maiores portos do mundo.
Desde 2005, Alcides Lopes de Oliveira, de 60 anos, é o comandante da Tamburutaca. O marinheiro, nascido em Guarujá, comanda o timão e o microfone com que vai passando as informações aos passageiros. “Passeio de escuna também é cultura. Comigo, vai saber de tudo”, brinca.



A embarcação Tamburutaca é utilizada no passeio, que sai da Ponta da Praia; no verão há horários diferenciados para o passeio pela baía
A Ponte Edgard Perdigão, na Ponta da Praia, é o ponto de embarque. Poucos minutos depois de zarpar, a embarcação fica bem próxima da Fortaleza da Barra, construída em 1584, do lado de Guarujá.



O passeio segue costeando a Ilha de Santo Amaro até a praia do Sangava, onde a âncora é jogada e é possível tomar banho de mar num local onde a profundidade ultrapassa os cinco metros.
“Muito gostoso”, comenta Wilson da Silva Barão Júnior, de 28 anos, morador de Sorocaba. Já a mulher dele, Daniela de Almeida, de 25, preferiu continuar a bordo cuidando da filha do casal, Emily Vitória, de 1 ano. “Sou mais medrosa”, justifica, rindo.
Animação
Alcides não é só o comandante da embarcação. Ele também comanda as brincadeiras com os passageiros do Tamburutaca. A toda hora oferece salgadinho, refrigerante ou cerveja para quem acertar uma de suas perguntas. “De qual país é a bandeira na proa daquele navio?”, por exemplo, pode ser uma delas. 
Depois de chegar à Ilha das Palmas, a escuna começa o caminho de volta passando mais perto das praias de Santos. Esse retorno é justamente o ponto do passeio em que se tem uma vista sem igual dos prédios tortos da orla. 
Antes de atracar, o barco ainda passa pelos principais terminais do Porto de Santos. 
“Gostei muito”, diz, em espanhol, o chileno Álvaro Aravena. Ele esteve em Santos a trabalho em 2000 e agora voltou com a mulher e o filho para mostrar a Cidade. “Já fomos ao Museu Pelé e à Vila Belmiro”.
A enfermeira Daniela Podadera, de 32 anos, moradora de São Paulo, confirma. “Ele é um barato”, diz, se referindo ao comandante da escuna.



Na praia do Sangava, uma pausa para banho: há quem tenha medo, mas a experiência vale a pena



Serviço
Os passeios de escuna saem da Ponte Edgard Perdigão, na Ponta da Praia. O ingresso custa R$ 30,00 para adultos e R$ 15,00 para maiores de 65 anos e crianças de 4 a 10 anos. Os horários de saída são 9h20, 11h20, 13h20, 15h20 e 17h20 (este último durante o verão). Salgadinhos, refrigerante e cerveja são vendidos a bordo.
Roteiro provável de acordo com o tempo
❚ Fortaleza da Barra
❚ Praia do Góes
❚ Praia Cheira Limão
❚ Praia do Sangava
❚ Ilha das Palmas
❚ Área de fundeio de navios
❚ Forte Itaipu
❚ Ilha Porchat
❚ Prédios tortos da orla
❚ Terminais do Porto

Praia do Sangava

Conhecida também como congava.

A Praia do Sangava (“alagado” ou “empraiado”, em tupi-guarani) é uma pequena praia com apenas 90 metros de águas calmas e claras, é cercada por uma beleza verde e por pedras.

Para chegar até esta praia você pode atravessar uma trilha a partir da Praia do Góes ou através de barcos a partir da Ponte dos Práticos, em Santos.

Para quem chega até lá, além de uma praia tranqüila e deliciosa, um dos prêmios é uma grande piscina natural, formada na maré cheia.

Conta com uma piscina natural, ótimo para o mergulho livre e para a pesca submarina. E aí os mais ousados descobrirão uma outra grande e perigosa atração: uma profunda caverna submersa, onde se escondem corais e algumas espécies de peixes que preferem a escuridão.

A dica para quem vai é sair cedo de Santos e passar o dia por lá, aproveitando também para curtir um pouco as prainhas vizinhas: a Cheira Limão – uma prainha linda de apenas 20 metros – e a Praia do Góes– que é habitada por uma colônia de pescadores e estará no caminho de ida e de volta para Santos.

A barquinha que vem de Santos deve ser pega na Ponte dos Práticos, na Ponta da Praia, e custa o mesmo que uma passagem de ônibus circular. Já é um bom começo de passeio, pois é segura e bem aberta, de modo que os passageiros podem até tocar as águas do mar durante o percurso, enquanto observam a cidade de Santos se afastando na paisagem e a Fortaleza da Barra se aproximando. A barca ainda para ao lado dela antes de chegar à Praia do Góes.



Ponte Edgard Perdigão, Ponta da Praia, Santos, São Paulo

Pier da Ponta da Praia, Av. Saldanha aa Gama, s/n, em frente ao Clube Saldanha. Perto do Aquário Municipal e da travessia de balsas para o Guarujá. Ponto de onibus nos dois lados da avenida em frente do pier.


https://goo.gl/maps/XddYvXFW4cS2

Nenhum comentário:

Postar um comentário