Vídeo flagra colisão
entre duas lanchas nas proximidades da Ilha das Palmas
Para consultor náutico, acidente poderia ter
ocasionado vítimas fatais; Marinha investiga
07/03/2017 - 11:27 - Atualizado em 07/03/2017 - 11:45
Imagens mostram colisão entre duas lanchas na baía de Santos (Imagens: Divulgação) |
A Marinha do Brasil abriu inquérito para investigar a colisão entre duas lanchas nas proximidades da Ilha das Palmas, na baía de Santos. O acidente foi flagrado por um vídeo, gravado por um dos passageiros. Ninguém ficou ferido.
Nas imagens, a lancha Drika Brother navega em direção ao Canal do Estuário quando é surpreendida pela offshore Again, que se aproxima em alta velocidade à esquerda da embarcação (direita do vídeo). A colisão assusta todos.
O choque entre as embarcações provocou danos leves nos cascos e na grade de proteção, como é possível notar no vídeo. Segundo a Marinha, abalroamento não provocou o naufrágio das lanchas ou qualquer dano ambiental.
Peritos ouvidos pela Reportagem estimam que a embarcação Drika Brother, de onde ocorreu a gravação, navegava em velocidade aproximada de 37 km/h (20 nós), enquanto que a Again podia estar a mais de 70 Km/h (40 nós).
O acidente ocorreu na última terça-feira (28), mas o vídeo viralizou na internet. A repercussão fez a Capitania dos Portos de São Paulo abrir investigação para apurar causas, circunstâncias e responsabilidades do ocorrido.
Imagens mostram aproximação de lancha antes de colisão (Fotos: Reprodução) |
Avaliação
Para o consultor e vistoriador náutico Guilherme Kodja, o acidente poderia ter ocasionado vítimas fatais. Ele lembra que a região onde ocorreu a colisão trafegam embarcações menores e possui praticantes de esportes náuticos.
"Não houve respeito quanto a forma de pilotar (defensivamente), excesso de velocidade em local tão movimentado e com vários outros tipos de usuários que muitas vezes são mais difíceis de serem vistos", afirma.
Ao analisar as imagens, Kodja explica que não há nenhum indício de perda de controle. "Claramente a embarcação foi em direção a outra por vontade do seu condutor, como que tentando 'tirar uma fina', em total afronta a todas as normas de navegação e segurança".
Após acidente, lancha Again foi flagrada atracando em marina de Guarujá (Fotos: Reprodução) |
Nenhum comentário:
Postar um comentário