Santos

Santos

sábado, 25 de novembro de 2017

Comitiva do Santos Export visita Porto de Antuérpia, o segundo maior da Europa.

Comitiva do Santos Export visita Porto de Antuérpia, o segundo maior da Europa.


Santos Export 2017 debaterá acessos viários e tecnologia

Fórum Internacional para a Expansão do Porto de Santos será realizado em 11 e 12 de setembro

Tecnologia, sustentabilidade e acessos ao Porto de Santos estão entre os temas que serão debatidos na 15º edição do Santos Export - Fórum Internacional para a Expansão do Porto de Santos. Os preparativos para o evento foram iniciados ontem, com uma reunião entre autoridades e empresários do setor no auditório da TV Tribuna, na Cidade. Neste ano, o fórum será realizado em 11 e 12 de setembro, na Cidade.

O Santos Export – organizado pelo Grupo Tribuna e pela Una Marketing de Eventos – se consolidou como um dos maiores fóruns de debates portuários do País.

As evoluções tecnológicas, que incluem a automação de terminais e ainda a formação de mão de obra especializada, estão entre os temas que serão debatidos no evento neste ano. As discussões ainda vão incluir as iniciativas para aumentar a sustentabilidade e a segurança das operações portuárias.

Neste contexto, o monitoramento eletrônico de cargas entre o terminais retroportuários e pontos de embarque, que faz parte das novas regras impostas pela Alfândega do Porto de Santos, será discutido. Os planos de segurança para evitar acidentes no Porto de também serão debatidos.

Em relação aos acessos ao complexo marítimo, um dos temas de destaque será as alternativas para o transporte ferroviário de cargas entre o Planalto e a Baixada Santista. Os gargalos e os planos de expansão, que incluem o transporte de até 90% das cargas que se destinam ao Corredor de Exportação, na Ponta da Praia, estão entre os temas de debate.

Assim como em outras edições do Santos Export, o acesso aquaviário terá destaque. Além das discussões sobre a nova gestão da dragagem do Porto, com a possibilidade de concessão do serviço à iniciativa privada, as obras necessárias para evitar transtornos causados pelo aumento do nível do mar estão entre os destaques do evento.

“Procuramos ver o que está sendo debatido entre as autoridades, os terminais e entidades empresariais de classe para trazermos para uma discussão mais ampla. É importante vermos o que está se fazendo em outros portos, mas nós temos a realidade daqui. Toda iniciativa é válida para trazer o que há de melhor para a nossa realidade”, destacou o diretor-presidente da TV Tribuna, Roberto Clemente Santini.

Neste ano, após o fórum, uma comitiva de autoridades e empresários do cais santista visitará o Porto de Antuérpia, na Bélgica. Lá, terão reuniões setoriais e farão visitas aos terminais do segundo maior complexo portuário da Europa.

A Tribuna

Grupo inicia trabalho para definir destino da dragagem do Porto de Santos

Grupo inicia trabalho para definir destino da dragagem do Porto de Santos


Tratamento de esgoto é questionado por consultor ambiental

Tratamento de esgoto é questionado por 

consultor ambiental



Instituto inicia trabalho de estudo em área do Porto das Naus

Instituto inicia trabalho de estudo em área do Porto das Naus



Fonte: G1

Unifesp realizará estudo com os moradores dos manguezais, praias e costões de Guarujá

Unifesp realizará estudo com os moradores dos manguezais, praias e costões de Guarujá


Fonte: G1

Recicla + Santos

Recicla + Santos


Sobre o Projeto

É um projeto de educação ambiental que visa incentivar a preservação do meio ambiente com uma nova forma de pensar, levando uma mudança cultural no modo de vida para a população de Santos.
Proporcionando a conscientização à preservação ambiental, incentiva uma nova forma de pensar da população, levando uma mudança cultural em seu modo de vida e promove a redução de recursos naturais como matéria prima e oferecer um ambiente mais sustentável.
Através de Ecopontos instalados na Cidade de Santos, a população poderá levar seus resíduos recicláveis e trocar por benefícios em parceiros cadastrados no projeto.
Ganha você, a sociedade e o meio ambiente.

Como Funciona

Veja como é fácil participar do Projeto Recicla Mais Santos.
 Resíduos





















Operação fiscaliza cumprimento do Recicla Santos no Centro

Operação fiscaliza cumprimento do Recicla Santos no Centro

Operação fiscaliza cumprimento do Recicla Santos no Centro Atualizado em: 23 nov 2017 às 07h


A Prefeitura fez vistoria, nesta quinta-feira (23) à tarde, no Centro Histórico, para avaliar o cumprimento das normas do Recicla Santos- lei complementar 952,
que cria o Programa Socioambiental de Coleta Seletiva Solidária.

A ação, realizada por integrantes da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), Ouvidoria, Transparência e Controle (OTC), Guarda Municipal e Subprefeitura do Centro Histórico, fiscalizou principalmente o uso de contentores - que só podem abrigar lixo úmido e nunca entulho -, além do correto descarte de material reciclável - a data do recolhimento da Coleta Seletiva nesta região é quarta-feira.

Os fiscais da Semam aplicaram quatro intimações a comerciantes para que imediatamente corrijam as irregularidades. Caso sejam flagrados novamente, estão sujeitos a multas que vão de R$ 50,00 a R$ 50 mil.

A Lei 952 determina, entre outros pontos, que o cidadão é obrigado a separar os resíduos secos (recicláveis) dos úmidos (orgânicos). Já as empresas que geram mais de 120 kg/dia ou 200 litros/dia devem se cadastrar na Semam e providenciar a entrega mensal do Plano de Gerenciamento de Resíduos.  Quem ainda estiver com dúvidas sobre a nova legislação pode consultar aqui.

Foto: Raimundo Rosa
Fonte: Prefeitura de Santos

Procon de Santos realiza quatro atuações na Black Friday

Procon de Santos realiza quatro atuações na Black Friday

Objetivo principal foi constatar se houve aumento nos últimos dias para a aplicação dos descontos



Procon fez levantamento de preços nos últimos 60 dias
(Foto: Carlos Nogueira/AT)

Equipes do Procon Santos e Estadual realizaram fiscalização, nesta sexta-feira (24), para verificar como as lojas apresentaram os preços durante as promoções da Black Friday.

O objetivo principal foi constatar se houve aumento nos últimos dias para a aplicação dos descontos somente nesta sexta, o que configuraria irregularidade.

Para isso, nos últimos 60 dias, o Procon fez o levantamento dos preços de 500 produtos.

Confira a lista aqui.

Nesta sexta, 11 fiscais percorreram unidades da Fast Shop, Carrefour, Saraiva, Extra, Casas Bahia, Pernambucanas, Magazine Luiza e Lojas Cem no Gonzaga, Centro, Aparecida e Ponta da Praia, Boqueirão.

Não foram constatados os aumentos repentinos de preços. Porém, de acordo com o coordenador do Procon-Santos, Rafael Quaresma, foram feitas cinco autuações que gerarão multas, verificados casos de faltas de preços à mostra nos produtos (apenas descontos) e etiquetas de mercadorias sem os valores anteriores à promoção de Black Friday.


Para registrar reclamações, conhecer direitos do consumidor e tirar dúvidas, basta acessar o site do Procon de Santos 

Fonte: A Tribuna

Caminhoneiros são multados por transporte irregular de entulhos em Santos, SP


Caminhoneiros são multados por transporte irregular de entulhos em Santos, SP



Fiscais realizaram operação no bairro José Menino, em Santos, SP (Foto: Rogério Bomfim/Prefeitura de Santos)

Ao menos seis caminhoneiros foram multados e outros 11 foram advertidos por irregularidades no transporte de entulhos e recicláveis em Santos, no litoral de São Paulo. Duas operações realizadas na sexta-feira (24) tiveram como objetivo coibir veículos clandestinos.

Segundo a prefeitura, os caminhoneiros foram multados por transportar restos de obras sem o documento municipal de Controle de Transporte de Resíduos (CTR). Os fiscais explicaram que esse tipo de carga costuma ser destinada ao aterramento de ocupação irregulares.

Os demais veículos intimados levavam lixo limpo e receberam advertência da prefeitura por não serem cadastrados no município. Eles receberam um prazo para se regularizar e se forem flagrados novamente em situação irregular podem ser multados e ter os materiais recolhidos.

A ação foi coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente (Semam), pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e pela Polícia Militar Ambiental em postos instalados nos bairros Jose Menino e Saboó. A Guarda Municipal também acompanhou os trabalhos.


Ao menos seis veículos foram autuados durante operação em Santos, SP (Foto: Rogério Bomfim/Prefeitura de Santos)  
fONTE: g1

quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Começam nesta quinta-feira as visitas do projeto Condomínio Sustentável

Começam nesta quinta-feira as visitas do projeto Condomínio Sustentável



Começam nesta quinta-feira as visitas do projeto Condomínio Sustentável
Serão iniciadas na manhã desta quinta-feira (23), no José Menino, as visitas do Projeto Condomínio Sustentável.

Com a prestação de consultoria, a proposta visa identificar melhorias que podem ser implementadas nestes edifícios, no âmbito da sustentabilidade. O foco da atuação será nos eixos da correta gestão dos resíduos sólidos, da eficiência energética e da economia de água.

A expectativa é de atingir 700 prédios com mais de quatro andares e elevador. Até janeiro de 2018, as visitas estarão concentradas no José Menino, Pompeia e Gonzaga. Segundo o coordenador do projeto, Renato Prado, já foram enviados ofícios a todos os 128 edifícios do José Menino incluídos na ação. “O primeiro está marcado para 9h, na Praça Washington”.

Entre fevereiro e abril, será a vez do Boqueirão e Embaré, enquanto prédios da Aparecida e Ponta da Praia serão visitados entre maio e julho.

A equipe é composta por sete integrantes (coordenador, assessoras de coordenação e de comunicação, educador ambiental e três monitores - estagiários da Unifesp, UniSantos e Senai). “É importante que os síndicos não fiquem preocupados. Trata-se de um projeto que visa a conscientização, são visitas para fazer diagnósticos e apresentar soluções. Não têm nenhum caráter punitivo”.

O plano é expandir o projeto, posteriormente, para os demais bairros de Santos e até outras cidades.

ADMINISTRADORAS
O projeto foi apresentado a administradoras de condomínios de Santos, nesta quarta-feira (22), na Prodesan. O objetivo é montar uma rede de apoio para que os síndicos compreendam a importância do projeto e permitam o acesso da equipe.

Eleonora Reis, representante da T&R Administradora, esteve presente e disse que os condomínios administrados pela empresa já adotam conceitos de sustentabilidade. “Mas queremos ampliar até porque muitas destas informações trazem economia para eles”.

Mais informações sobre o projeto na Avenida Ana Costa, 340, Campo Grande, telefone 3221-2034, e-mail contato@condomiosustentavel.eco.br, no site da ação ou no Facebook.
Fotos: Isabela Carrari e Francisco Arrais

Nenhuma multa é aplicada no primeiro dia de fiscalização do Recicla Santos

Nenhuma multa é aplicada no primeiro dia de fiscalização do Recicla Santos

Lei que prevê a separação do lixo na Cidade começou a valer em julho



Multas para quem não descartar o lixo corretamente poderão chegar a R$ 50 mil (Foto: Luigi Bongiovanni/AT)

No primeiro dia de penalidades do programa Recicla Santos, nenhuma multa foi aplicada a santistas que não respeitaram a determinação de separar o lixo orgânico (úmido) do lixo reciclável.

Segundo a Prefeitura, um número não divulgado de moradores foi flagrado pela fiscalização, porém, foi notificado e terá prazo de 30 dias para providenciar o descarte correto dos detritos. Caso isso não ocorra, as multas variarão de R$ 50,00 a R$ 50 mil. O total de notificações deve ser divulgado hoje pela Prefeitura.

A lei que prevê a separação do lixo começou a valer no início de julho. Porém, para não pegar ninguém de surpresa, a Administração Municipal manteve cinco meses para a adaptação da população.

A nova regulamentação atinge a rotina de diversos comércios, restaurantes, hospitais e shoppings da Cidade, pois eles produzem mais de 120 kg ou 200 litros de lixo orgânico por dia.

Para evitar multas, os representantes desses locais terão que contratar uma cooperativa, associação ou empresa privada para a coleta. Empresas credenciadas emitirão certificados que, quando solicitados, terão que ser apresentados aos fiscais para provar a destinação correta dos resíduos.


Já a rotina dos condomínios com grande número de moradores não sofrerá alteração. Porém, aqueles que quiserem poderão contratar uma empresa para realizar o gerenciamento de resíduos.
Fonte: A Tribuna

sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Ferrovia como fator de competitividade

Ferrovia como fator de competitividade

Fonte: Marcelo Duarte
Cadeias produtivas dos mais diversos setores precisam operar sistemas logísticos eficientes para competir no mercado global e nacional. Na maioria das vezes, a disponibilização da infraestrutura de transportes, papel do Estado, deve preceder a formação de cadeias produtivas competitivas. Contudo, este definitivamente não é o caso de Mato Grosso.

Há décadas, temos no Estado uma das cadeias produtivas de grãos mais competitivas do Planeta, mas ainda temos que enfrentar todos os dias o desafio de superar a distância entre o produtor e os portos.
O cenário não é dos melhores. São rodovias sem pavimentação em uma ponta, transporte caro no meio e portos ineficientes na outra ponta. Quer dizer, muita coisa precisa ser feita para avançarmos, agregarmos valor e nos tornarmos eficientes também da “porteira para fora”.
Acreditamos que, em um sistema logístico, a multimodalidade é uma das palavras chave na busca pela otimização e eficiência. Ela poderá fortalecer mais o agronegócio mato-grossense, que sustenta a balança comercial brasileira. O que proponho, neste artigo, é uma análise criteriosa da importância das rodovias e ferrovias para o escoamento da produção.
Confiança na produção
Entendemos que cada modal de transporte, seja o rodoviário, o ferroviário, o hidroviário e o aeroviário tem suas características, vantagens e desvantagens dependendo do tipo de transporte (passageiro ou carga), do tipo de carga, da distância e das características do mercado. Em geral, os modais precisam coexistir, complementando-se, por isso a necessidade da multimodalidade.
No transporte das principais commodities de Mato Grosso (soja, milho e carne bovina), nas quais somos maiores produtores do país, com produção total na última safra de mais de 60 milhões de toneladas de grãos e rebanho de mais de 30 milhões de cabeças, o sistema logístico é muito beneficiado pela confiabilidade do que é produzido por aqui. 
Confiança que nasce do fato de Mato Grosso ter pouco histórico de quebra de safras, se comparado a outras regiões do Brasil e do Mundo. E pela ótima distribuição sazonal da produção: metade é escoada no primeiro semestre (soja), e outra metade no segundo (milho), enquanto o boi é transportado o ano todo. 
No entanto, mesmo com todo este potencial, a dispersão da produção inclusive em lugares remotos do Estado e a distância para os portos, muitas vezes chegando a mais de 2.000 km, são certamente grandes desafios.

Rodovias
O primeiro desafio só será vencido com um eficiente sistema de rodovias estaduais. Para superar este entrave, o dever de casa tem sido feito. Isso eu posso assegurar. Os números falam por si: são 6.624,88 km de rodovias pavimentadas em Mato Grosso. Das quais, mais de 1.000 foram pavimentadas e outras 1.300 foram restauradas na atual gestão do governador Pedro Taques. Um avanço significativo se comparado com o atraso histórico verificado em gestões anteriores.
E muito mais ações em infraestrutura vem por aí. Neste sentido, asseguramos que o programa Pró-Estradas, os recursos do Fethab, as concessões de rodovias, as operações de crédito (atualmente R$ 2 bilhões) e a captação de recursos novo na ordem de R$ 420 milhões que estaremos obtendo junto ao BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) são fundamentais para promover estes investimentos necessários nas nossas rodovias estaduais.
Ferrovia em Cuiabá
No modal ferroviário, temos a infraestrutura, mesmo que insuficiente, operando dentro de nosso estado. Com pouco mais de 300 km de trilhos em Mato Grosso, a antiga Ferronorte, hoje Malha Norte da Rumo, representa o mais importante corredor de escoamento de nossas commodities.
A partir, principalmente do terminal de Rondonópolis, inaugurado em 2013, a Rumo escoa 25 milhões toneladas de nossos produtos para o Porto de Santos, e ainda retorna para nosso Estado com fertilizantes e combustíveis.
Por isso, os trilhos da Malha Norte precisam avançar para dentro de Mato Grosso! O governador Pedro Taques vem liderando uma discussão nacional sobre este tema desde o início de 2015, em parceria com o Fórum Pró-Ferrovia em Cuiabá, para que os trilhos finalmente cheguem até nossa capital.

Pleito 

A Rumo tem interesse, mas depende ainda de alguns entraves: primeiro a autorização da antecipação da renovação da concessão da Malha Paulista, que vence em 2028. Segundo a aprovação do ramal de Rondonópolis a Sorriso, passando por Cuiabá.   A antecipação da renovação é o item mais complexo e atualmente encontra-se no Tribunal de Contas da União (TCU), sob a relatoria do Ministro Augusto Nardes.
A Malha Paulista inclui o trecho da divisa com o estado de São Paulo até o Porto de Santos, e encontra-se sucateada, necessitando de mais de R$ 5 bilhões em investimentos na sua infraestrutura.  Com isso, o crescimento da Malha Norte (localizada em MT) está limitado pelos trilhos antigos da Malha Paulista. Isso porque, para investir agora nos trilhos de São Paulo, a concessionaria Rumo (antiga ALL) alega que precisa de mais prazo.  O Governo de Mato Grosso apoia este pleito, porque sabe que só assim os trilhos avançarão no Estado, que receberia novos e vultuosos investimentos com a renovação da Malha Paulista.
De qualquer forma, a Rumo sabe que precisa ampliar os investimentos na ferrovia Mato Grosso-Santos, pois terá competição no futuro. Além da falada Ferrovia Bioceânica, que ainda está longe de ser um projeto.
Ao analisarmos o cenário atual, porém, apontamos a Ferrogrão como uma real ameaça ao domínio da Rumo no Estado. Afinal, a Ferrogrão irá consolidar o novo corredor de exportação do Brasil pelo Arco Norte. Esta ferrovia tem uma extensão de quase 1.000 km e conectará o norte de Mato Grosso ao Pará, terminando no terminal hidroviário de Miritituba, no rio Tapajós. Com investimentos previstos de R$ 12,6 bilhões, esta ferrovia está projetada para escoar na sua primeira fase mais de 25 milhões de toneladas.
Os novos projetos ferroviários aumentarão muito a capacidade de transporte do estado, e, consequentemente, melhorarão nossa competitividade.  Além disso, as condições de tráfego da rodovia BR-163 (hoje parcialmente concessionada) melhorarão sensivelmente, reduzindo o fluxo de caminhões pesados que transportam grãos, e diminuindo o número de acidentes e o tempo de viagem de carro.
Agenda positiva
A próxima semana será muito importante para os dois projetos ferroviários aqui abordados. Dia 21 estaremos com uma delegação do Governo do Estado e do Fórum Pró-Ferrovia em Brasília para tratar com os ministros do TCU Augusto Nardes e Raimundo Carreiro sobre a prorrogação da Malha Paulista da Rumo.  No dia 22 de novembro haverá realização de audiência pública da Ferrogrão em Cuiabá. E um evento sobre o tema no dia 23 em Nova Mutum.
Não temos dúvidas, a multimodalidade impulsionará ainda mais o escoamento da produção de grãos de Mato Grosso, assegurando uma competividade única no cenário internacional. Para avançarmos, precisamos de projetos arrojados, como este da Ferrovia em Cuiabá, como melhoria das nossas rodovias estaduais quanto dos corredores de escoamento.
O Governo do Estado tem uma agenda clara de prioridades e sabemos que não temos tempo a perder, pois os mato-grossenses tem pressa! Essa é a hora. Estamos lutando para enfrentar a crise e assegurar o desenvolvimento do nosso Estado. Esta é uma agenda necessária e urgente, porque o Governo Federal sabe que precisa ajudar mais o Estado que mais socorre o país.
A situação de Mato Grosso é difícil, e me fez lembrar da mitologia grega. Atlás era um titã que foi condenado por Zeus a sustentar os céus sobre os ombros para sempre. O Estado é forte, assegura com muitas dificuldades, de forma decisiva, os constantes superávits na balança comercial brasileira. Mas já passou da hora de deixar de ser o Atlas do Brasil e receber o apoio devido nessa missão.
Marcelo Duarte é secretário de Estado de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso (Sinfra-MT), presidente do Conselho Nacional de Secretários de Transportes (Consetrans), mestre pela Universidade de Lincoln (Nova Zelândia), com curso de gestão pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos (EUA). É graduado em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Master in Business Administration (MBA) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).