02/02/2017
17h46 - Atualizado em 02/02/2017 20h49
Ministro assina contrato de dragagem para o canal do Porto de Santos, SP
Maurício Quintella também inaugurou o Centro de
Controle de Tráfego.
Porto de Santos completa 125 anos de existência nesta quinta-feira.
Porto de Santos completa 125 anos de existência nesta quinta-feira.
Do G1 Santos
O ministro dos Transportes, Maurício Quintella, assinou, na tarde desta
quinta-feira (2), o contrato para a dragagem de aprofundamento e adequação do
canal de acesso ao Porto de Santos, no litoral de São Paulo. O Porto de Santos
completa 125 anos de existência neste dia.
O ministro inaugurou, por volta das 15h, o Centro de Controle de Tráfego de Embarcações,
o Vessel Traffic Management Information System (VTMIS), na Ponta da Praia, ao
lado do píer da Praticagem. Depois, foi para a sede da Companhia Docas do
Estado de São Paulo (CODESP).
No local, ele reinaugurou o auditório do edifício-sede da presidência da
CODESP e assinou o contrato de dragagem licitado pelo Governo Federal. A
cerimônia contou com a presença do presidente da companhia, Alex Oliva, e do
prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB).
Ministro dos Transportes
(centro) assinou ordem de
serviço para dragagem (Foto: Rodrigo Nardelli/G1)
serviço para dragagem (Foto: Rodrigo Nardelli/G1)
O contrato prevê o aprofundamento e adequação do canal de navegação e
das bacias de acesso aos berços de atracação do Porto, dos atuais 15 metros, em
média, para 15,4 e 15,7 metros pelos próximos três anos. Alguns trechos da via
marítima também serão alargados. Os locais de atracação terão nova fundura, de
7,6 a 15,7 metros.
“A
cada meio metro, você consegue mais 100 contêineres em cada navio. Sem dúvida
nenhuma, terá um impacto fundamental na operação, e, consequentemente, na
economia não só da região, mas do país inteiro”, explicou o ministro.
A extinta Secretaria de Portos (SEP) licitou a obra em 9 de julho de
2015. Após alguns recursos administrativos e judiciais, a EEL Infraestruturas
assinou o contrato em abril do ano passado.A empresa cobrou R$ 369 milhões, mas
o início do trabalho dependia da ordem de serviço, que só seria emitida após a
EEL apresentar as garantias financeiras exigidas no edital de licitação. Após
três tentativas da empresa de apresentar essa garantia, a pasta rescindiu o
contrato.
A Van Oord foi a segunda colocada na licitação. A empresa holandesa
cobrou R$ 373,9 milhões pela obra, quase R$ 5 milhões a mais do que a primeira
colocada. Após ser convocada pela pasta que comanda os portos brasileiros, a
Van Oord recebeu um prazo para demonstrar interesse na obra. Ela aceitou e
reduziu o preço para R$ 369 milhões. Em seguida, apresentou documentos, que já
foram analisados pelo ministério.
Canal do Porto de Santos passará por
dragagem (Foto: Ivair Vieira Jr/G1)
Fonte: G1
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