Santos

Santos

domingo, 10 de abril de 2016

Santos é destaque nacional em saneamento básico

Santos é destaque nacional em saneamento básicoAtualizado em: 07 abr 2016 às 08h
Foto de uma torneira pingando #pracegover
O Ranking do Saneamento 2016, promovido pelo Instituto Trata Brasil, confirmou Santos com os melhores indicadores de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto do Brasil.
Entre as 100 maiores cidades do País, o Município obteve o 5º lugar no estudo realizado com base nas informações do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) de 2014, do Ministério das Cidades.


Santos(5º lugar) fica atrás apenas de 
  • Franca (1° lugar), 
  • Londrina (2°), 
  • Uberlândia (3°) e
  •  Maringá (4º).

 Está à frente de diversas importantes cidades do Estado, como São José dos Campos (7º) e São Paulo (22º), e de outras capitais brasileiras, a exemplo de Curitiba (11º) e Belo Horizonte (25°).
Segundo o pesquisador do Instituto Trata Brasil, Pedro Scazufca, a evolução do saneamento é acompanhada de três elementos: bom planejamento em prol da universalização do serviço, a regulação adequada do serviço e a gestão adequada da concessionária de saneamento.
Operação
Em Santos, desde 1973 o fornecimento de água e o sistema de coleta e tratamento de esgoto são operados pela Sabesp. No final de setembro de 2015, a Prefeitura assinou contrato histórico com a empresa estatal, válido por 30 anos, que resultará em quase R$ 1 bilhão de investimentos.
Um total de R$ 424 milhões será revertido para ações de melhoria no abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto e manutenção geral. “Em sistema de esgoto, Santos tem quase 100% de rede, coleta e tratamento. Hoje o nosso foco é ampliar a manutenção e o monitoramento para que a Cidade melhore os seus indicadores cada vez mais”, explica a secretária de Meio Ambiente, Débora Blanco Bastos Dias.
Seminário
Para discutir a melhoria da qualidade das águas da região costeira de São Paulo, que inclui a Baixada Santista, a Prefeitura planeja um seminário internacional em novembro, em parceria com a Secretaria de Estado de Saneamento e Recursos Hídricos, a Poli/USP e pesquisadores ambientais.
Alguns dos indicadores de Santos
=> Atendimento total de água – 100% 
=> Atendimento urbano de água – 100% 
=> Atendimento total de esgoto – 98,54% 
=> Atendimento urbano de esgoto – 98,61% 
=> Esgoto tratado para água consumida – 97,60%
Serviço
Foto: Arquivo Secor / Francisco Arrais

Nenhum comentário:

Postar um comentário