Santos

Santos

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Linha Turística de Bondes em Santos


Linha Turística de Bondes em Santos

                            
Os Bondes fazem parte da história da Cidade. 

Os veículos que estão em operação no Centro Histórico de Santos encontravam-se em estado de sucata e foram recuperados, um a um, pelas equipes de profissionais da CET, que também faz a manutenção diária desses veículos. O ponto de partida é na Praça Mauá (Estação ‘Buck Jones' - Centro). 

A Linha Turística de Bondes passa por 40 pontos de interesse histórico da região central da cidade.

v Os passeios são feitos de terça a domingo, das 11 às 17 horas.
v A passagem custa R$ 5,00, com gratuidade para: menores de 5 anos; guias de turismo, desde que estejam a trabalho acompanhando grupos; viagens agendadas por grupos de entidades filantrópicas e de escolas públicas do ensino fundamental de Santos; grupos de centros de convivência da Secretaria de Assistência Social do município e grupos de treinamento e reciclagem profissional promovidos pela Setur de Santos.
v Maiores de 60 anos, estudantes (com documento de identificação escolar) e grupos de entidades assistenciais (devidamente certificadas) têm 50% de desconto na tarifa.

MUSEU VIVO - A ampliação da linha turística do bonde, concretizada na sua totalidade em 11/12/2009, consolida o Museu Vivo do Bonde de Santos, com a circulação na Cidade de elétricos de diversos países. Além dos dois exemplares que entraram em circulação nos anos 2000 e 2001, Santos ganhou três unidades portuguesas da cidade do Porto, duas das quais já em funcionamento.
                           
Em 23 de setembro de 2008 entrou em circulação no Centro Histórico o segundo bonde de origem portuguesa, totalmente restaurado nas oficinas da CET, incluindo a construção e reposição de toda a estrutura de madeira, parte elétrica e mecânica etc. Ainda estão nas garagens da CET para trabalho de restauro o terceiro e último bonde do Porto, e mais um bonde recebido em doação pelo SESC de Bertioga em abril de 2007. Trata-se do Bonde Centex (“Gilda”), de fabricação norte-americana. Também estão na garagem da CET 02 exemplares de fabricação italiana, doados pela cidade de Turim, na Itália.
Outras cidades do mundo já foram contatadas sobre a possibilidade de cessão de unidades para o acervo santista, entre as quais São Francisco, nos Estados Unidos, e Nagasaki, no Japão. A empresa Votorantim, localizada a 183km de Santos, doou 01 exemplar de 1920, fabricação americana e que deve chegar a Santos em breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário