Santos

Santos

quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Recicla Santos

Recicla Santos

Sobre o Projeto

É um projeto de educação ambiental que visa incentivar a preservação do meio ambiente com uma nova forma de pensar, levando uma mudança cultural no modo de vida para a população de Santos.
Proporcionando a conscientização à preservação ambiental, incentiva uma nova forma de pensar da população, levando uma mudança cultural em seu modo de vida e promove a redução de recursos naturais como matéria prima e oferecer um ambiente mais sustentável.
Através de Ecopontos instalados na Cidade de Santos, a população poderá levar seus resíduos recicláveis e trocar por benefícios em parceiros cadastrados no projeto.
Ganha você, a sociedade e o meio ambiente.

Resíduos

O que recebemos:
O que não recebemos:

Lâmpadas usadas devem ser descartadas no comércio em Santos

Lâmpadas usadas devem ser descartadas no comércio em Santos

Lâmpadas usadas devem ser descartadas no comércio


Com leis como o Recicla Santos e a recente campanha Cidade Sustentável, cada vez mais os santistas se conscientizam sobre o impacto dos resíduos sólidos no meio ambiente.

Hábitos como separar corretamente o lixo ou conhecer os ecopontos da Cidade vão entrando na cultura da população, o que contribui para um mundo melhor para as próximas gerações.

Porém, natural que surjam dúvidas, já que são muitos os tipos de materiais que acabamos descartando no dia-a-dia. Para alguns tipos de resíduos, a política da Logística Reversa determina um ciclo a fim de garantir a destinação final ambientalmente adequada.

Um exemplo disso são as lâmpadas. Com o final de sua vida útil, não se pode simplesmente jogá-las no lixo, já que elas contêm substâncias como o mercúrio, tóxicas para o meio ambiente. Por isso, todas as lojas revendedoras têm a obrigação de receber estes produtos e encaminhá-los ao descarte adequado.

Denúncias
A legislação municipal determina que os comerciantes recebam do consumidor estes produtos ao final do uso. Caso alguma loja se recuse, o munícipe deve imediatamente denunciá-lo pelo site da Ouvidoria, pelo telefone 0800-112056, email ouvidoria@santos.sp.gov.br ou pessoalmente das 8h às 18h, na Praça Mauá s/nº, térreo, Centro.

Caso haja uma denúncia, fiscais da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) comparecem ao comércio e orientam o lojista. Em caso de reincidência, o local está sujeito a multas a partir de R$ 500.
Foto: Francisco Arrais

Uma em cada cinco pessoas será idosa na Baixada Santista em 2030

Uma em cada cinco pessoas será idosa na Baixada Santista em 2030

Projeção da Fundação Seade também revela que a população de jovens terá queda no mesmo período

A população com mais de 60 anos continua aumentando de forma expressiva na Baixada Santista. Ao contrário, o número de pessoas com até 24 anos está em queda na região.
Segundo projeções da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), em 2030, as nove cidades da região terão, juntas, 1.957.675 habitantes. Do total, 604.579 (30,88%) terão até 24 anos – menos do que hoje. Outros 386.051 (19,71%) terão 60 anos ou mais, em alta.

Ou seja, pelas projeções de julho deste ano,

  • a Baixada Santista soma 1.781.717 moradores, 
  • dos quais 631.158 com até 24 anos (35,42%) e 
  • 271.116 (15,21%) idosos, isto é, com idade a partir de 60 anos.


Outra previsão a partir das projeções da Seade é que todas as cidades da região terão queda no número de jovens com até 24 anos nos próximos 13 anos, em relação aos números atuais. No caminho inverso, todas terão aumento no número de idosos.

Exemplos
Santos, onde os jovens são,

  • atualmente, 28,97% da população (123.310 de 425.621), 
  • passará a ter 27,10% (117.250 de 435.592), em 2030. 


Em São Vicente, esse público, que representa 35,93% (125.867 de 350.254) será de 30,67% (116.005 de 378.230).
No caso dos cidadãos com 60 anos ou mais, em 2030, Santos passará dos 21,21% (90.281 de 425.621) para 25,42% (110.838 de 435.529). São Vicente, por sua vez, sairá dos atuais 13,78% (48.296 de 350.254) para 19,37% (73.282 de 378.230).

Pelas estimativas, é certo que, nos próximos anos, as prefeituras da Baixada Santista terão de investir com mais intensidade nas políticas sociais voltadas para quem já passou dos 60 anos.

“A melhor idade vem crescendo ano após ano e ocupando um papel cada vez mais importante na sociedade. Esta é uma realidade em todo o País. Por isso, os governantes têm de oferecer cada vez mais mecanismos para que os idosos possam exercer plenamente sua cidadania”, disse, ontem, o prefeito de São Vicente, Pedro Gouvêa (PMDB).

Essa cidade recebeu, ontem, mais um espaço para o Conselho Municipal do Idoso. As novas instalações ficam na Subprefeitura da Área Continental (Avenida Ulisses Guimarães, 211, Rio Branco). O atendimento será às segundas-feiras, das 13h30 às 16 horas, e às quartas, das 9 às 11h30.

A presidente do Conselho Municipal do Idoso de São Vicente, Luciana Servinsckins, destacou a abertura de mais um polo do gênero.

“Muitos idosos daqui vão até o Centro para o atendimento. Como temos esses casos para encaminhar, nós passamos a fazer trabalhos de orientação e prevenção, sempre buscando trazer a família mais perto”, disse.

O conselho reúne voluntários que trabalham com políticas públicas voltadas à terceira idade, recebendo denúncias como maus-tratos, negligência e abandono pela família. Ele também realiza a fiscalização de casas de longa permanência, juntamente com o Fórum de São Vicente. Outra meta, no espaço, é promover atividades com idosos.

Em ação
Após a entrega da nova sala do conselho, a professora de Educação Física Rosa Antônia de Lima Araújo – a Professora Rosinha, de 75 anos –, improvisou uma aula de alongamento para quem prestigiou o evento.

“Sou aposentada pelas prefeituras de Santos e São Vicente. Também trabalhei por 15 anos da Fundação Casa e me aposentei como professora na Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de São Vicente”, contou a professora, que tem entre os seus trabalhos a idealização e a coordenação do projeto Ginástica na Praia, em Santos.

“Não sei ficar parada. Procuro sempre estar em atividade e participando de vários projetos como voluntária. Aliás, continuo como voluntária na Apae e na Fundação Casa de São Vicente. Aqui, vou trabalhar ao lado do professor Rubens Goes. A meta é oferecer atividades para quem vier ao Conselho do Idoso”, previu.

Subindo
Em 13 anos, a proporção de idosos em Santos, por exemplo, passará dos 

  • 21,21% (90.281 dos 425.621 habitantes) para 
  • 25,42% (110.838 de 435.529). 

São Vicente sairá dos atuais 13,78% (48.296 de 350.254) para 19,37% (73.282 de 378.230).

Pelas estimativas, é certo que, nos próximos anos, as prefeituras da Baixada Santista terão de investir com mais intensidade nas políticas sociais voltadas para quem já passou dos 60 anos.







segunda-feira, 13 de novembro de 2017

As heranças do pré-sal em Santos

As heranças do pré-sal em Santos

Passados seis anos, pouco se concretizou do sonho do pré-sal na Baixada Santista

Por Rafaella Martinez, Diário do Litoral


Segundo o Plano de Negócios da Petrobras, mais 15 plataformas estarão operando no pré-sal da Bacia de Santos até 2021Foto: Rodrigo Montaldi/DL
O sonho era grande: até este ano Santos seria referência na produção de Petróleo e a região ganharia centenas de novos postos de trabalho graças à descoberta e a exploração do pré-sal. O mercado imobiliário acompanhou a proposta e dezenas de novos prédios foram erguidos na cidade. A sociedade civil também abraçou a promessa e cursos de petróleo e gás se espalharam pelas faculdades e universidades da região.
Passados seis anos, pouco se concretizou do sonho do pré-sal na Baixada Santista: apesar de estar em operação, a bacia de Santos produziu 1,217 milhão de barris de petróleo no mês de setembro, quantidade menor que a prevista. Nesse contexto, as universidades fecharam os cursos tecnólogos de Petróleo e Gás e os enormes edifícios erguidos por diversas áreas da cidade estão desocupados.

Um dos maiores símbolos da derrocada do pré-sal está no coração daquele que seria um bairro revigorado de Santos após a descoberta: o Valongo. Onde hoje deveria existir um complexo com três prédios em uma área de 25 m², apenas uma torre ocupa o terreno.
No entorno da região, os armazéns que deveriam ter sido revitalizados seguem abandonados e sem perspectivas de retomada nos projetos. Uma das poucas promessas levadas adiante, - a construção do Museu Pelé - também registra números irrisórios de visitas e esteve envolvida em diversas denúncias e problemas ao longo dos anos.
Reportagem do Diário do Litoral datada de fevereiro deste ano evidenciou a debandada de empresas da região central da cidade, que de acordo com a proposta de revitalização, estaria com o comércio pulsante.
Dados da Prefeitura de Santos apontam que o centro abriga atualmente 2224 empresas e 144 restaurantes, mas só neste ano, 163 empresas encerraram suas atividades e 77 migraram do centro para outros bairros.
O número de fechamentos de comércio, aliados com todos os investimentos do pré-sal que não foram adiante, são diretamente proporcionais ao crescimento do desemprego na região: apenas em 2016 a Baixada Santista foi a região do Estado que mais demitiu funcionários.
Da euforia para a crise econômica
Um dos maiores símbolos da crise econômica, a Petrobras foi da euforia da descoberta do pré-sal, em 2006, direto para as denúncias de corrupção.
Em nota, a Petrobras afirma que a produção de petróleo e gás natural na Bacia de Santos é uma realidade e que apenas no último mês de setembro, a Bacia de Santos registrou uma produção média diária de 1,217 milhão de barris de petróleo, o que representa atualmente cerca de 40% do total produzido no país. Além disso, as unidades que operam na Bacia de Santos hoje entregam ao mercado cerca de 32 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia.
Atualmente, 15 plataformas estão em operação: Merluza, em operação desde 1993 na costa de Praia Grande (SP), produzindo nos campos de Merluza e Lagosta; Mexilhão, operando com gás natural desde abril de 2011, no litoral de Caraguatatuba (SP); FPSO Cidade de Santos, que produz os campos Uruguá e Tambaú, na costa do Rio de Janeiro, desde 2010; FPSO Cidade de Itajaí, responsável pela produção das áreas de Baúna e Piracaba desde fevereiro de 2013; além de dez navios-plataforma na área do pré-sal (FPSO Cidade de Angra dos Reis, FPSO Cidade de São Paulo, FPSO Cidade de Paraty, FPSO Cidade de Mangaratiba, FPSO Cidade de Ilhabela, FPSO Cidade de Itaguaí, FPSO Cidade de Maricá, FPSO Cidade de Saquarema, FPSO Cidade de Caraguatatuba e P-66). A UO-BS opera ainda o FPSO BW Cidade de São Vicente, unidade itinerante utilizada em testes de longa duração.
Segundo o Plano de Negócios da Petrobras, mais 15 plataformas estarão operando no pré-sal da Bacia de Santos até 2021.
Em relação às torres, a estatal destacou que cerca de 2.300 pessoas, entre empregados e profissionais de empresas prestadoras de serviço, trabalham hoje no edifício-sede da Petrobras no bairro Valongo. O projeto foi desenvolvido levando-se em conta o dimensionamento da força de trabalho e que a torre existente atende ao momento atual da composição de efetivo.
Questionada sobre as propostas de revitalização dos armazéns, a Prefeitura de Santos destacou que está elaborando nova proposta para os armazéns 1 ao 8 integrada a um projeto maior de qualificação do Centro.
‘Todo mundo acreditava nas promessas do pré-sal’
Hoje síndica e proprietária de uma das salas dos empreendimentos construídos no Valongo na fase de expansão do pré-sal, Andrea Stumpf Bittencourt demorou anos para ver a sua unidade ocupada por um valor 40% menor do que o estipulado.
“Todas as unidades foram vendidas em um único dia. Todo mundo acreditava muito nas promessas do pré-sal e, no meu caso, sempre ouvi dizer que o melhor investimento é o imobiliário”, conta.
Hoje, das 214 unidades disponíveis no empreendimento, apenas 24 estão ocupadas. Embora pequeno, o número representa um avanço. “Até dezembro do ano passado tínhamos apenas seis unidades ocupadas.
Estou animada com o crescimento. Acho que estamos retomando aos pouquinhos todo aquele fôlego”, afirma Andrea.
A síndica comprou uma das salas do empreendimento ainda na planta, quando recebeu o dinheiro da rescisão da empresa onde trabalhava. “O fretado passava aqui na frente e eu comecei a ver a construção.
Naquela época a expectativa era uma verdade, tanto que muitos proprietários de unidades são funcionários da Petrobras. Ninguém esperava  aquele escândalo todo”, relembra.
Ela acredita que a crise econômica mundial de 2010, aliada com as denúncias de corrupção e a crise no Brasil, formaram um efeito cascata que abalou o mercado. “Eu mesma perdi meu emprego antes da crise brasileira e não consegui recolocação em minha área (tecnologia da informação) até hoje. Acredito que o sonho do pré-sal entrou nesse pacote, mas os próprios números de ocupação crescentes nos dão esperança de que as coisas estão melhorando”.
SAÍDA DE EMPRESAS
Contrariando as estatísticas que apontam que a região ainda possui valores convidativos, o destino de boa parte das empresas que saíram do Centro foi o Gonzaga, bairro com o metro quadrado mais caro de Santos. Mecanismos foram criados pela Administração para que a situação fosse revertida: dentre eles o ‘Alegra Centro’.
IMÓVEIS OCIOSOS
Para o advogado Rogério Marques da Silva, proprietário da Imobiliária Marques, o pré-sal foi um dos principais fatores que inflacionaram o mercado imobiliário de Santos e a não concretização da expectativa de crescimento contribuiu para que inúmeros imóveis fossem desocupados na cidade.

Café Paulista em Santos fecha as portas

Café Paulista em Santos fecha as portas

por Douglas Nascimento
O São Paulo Antiga vem sendo procurado desde a última sexta-feira por leitores de Santos e turistas a respeito do suposto fechamento de um dos mais tradicionais estabelecimentos comerciais de Santos e de todo o Estado, o Café Paulista.
Fachada do Café Paulista, no centro histórico de Santos
A notícia que temos a disposição é realmente entristecedora: o Café Paulista realmente está fechado, desde a semana passada.
As informações sobre o fechamento são muitas e desencontradas. Vão desde reforma, venda para novos proprietários e até fechamento definitivo. Entretanto desde sexta-feira, 10 de novembro, estamos tentando sem sucesso contato com os proprietários no telefone disponível no site e nas redes sociais.
Uma das melhores atrações de Santos (clique para ampliar)
Fundado em 1911, o Café Paulista é parte integrante da história de Santos, uma cidade com ligação íntima com a principal riqueza paulista dos séculos 19 e 20: o Café. Era nesta importante cidade litorânea que o café brasileiro era precificado e exportado para todos os cantos do mundo, através de negócios na Bolsa do Café.
Em uma época em que o centro da cidade era fundamental para a realização de negócios, o Café Paulista era um ponto de encontro não só necessário, como muito disputado.
Na foto o estabelecimento em seus primeiros anos
Com o passar de longos anos o centro santista foi passando por grandes transformações. A Bolsa do Café deixou de operar e virou um museu, a cidade cresceu e se espalhou, mas mesmo assim o Café Paulista sobrevivia com um oásis em uma região de grande potencial turístico, mas sempre um pouco negligenciada pelas autoridades.
clique na foto para ampliar
Local indispensável para qualquer turista que visita Santos, o Café Paulista revelava-se um dos grandes atrativos da cidade.
A começar pela sua fachada histórica e preservada e também pelo seu interior absolutamente preservado e impecável, decorado com magníficos azulejos pintados à mão, com temáticas principalmente ligadas ao café.
Nestes painéis (veja galeria no final deste artigo) é possível admirar a colheita em uma fazenda de café, um pasto, a bandeira paulista e os brasões das cidades de São Paulo e Santos. Em um dos murais de azulejo é possível observar um número de telefone bastante antigo do estabelecimento.
Que o fechamento do Café Paulista seja apenas temporário e que este símbolo de Santos não fique apenas na história.
Até o momento não recebemos nenhuma resposta do estabelecimento. Tendo novidades este conteúdo será atualizado com novas informações.
Veja mais fotos do Café Paulista (clique para ampliar):




TV RECORD LITORAL - Novo Endereço





Imagens aéreas realizadas para Clip de inauguração da nova sede da Rede Record Litoral em Santos



EndereçoAvenida Dona Ana Costa, 123 - Vila Matias, Santos - SP, 11060-001



Mais de R$ 22 milhões foram investidos em infraestrutura. Instalações com tecnologia 100% digital levam a melhor imagem e a programação para toda a Baixada Santista. Autoridades e convidados especiais prestigiaram o evento.




Santos multará quem não separar o lixo

Santos multará quem não separar o lixo

Medida começa a valer no próximo dia 22; moradores devem dividir os materiais orgânicos dos recicláveis


 Para prédios e estabelecimentos comerciais, as multas variam de R$ 10 mil a R$ 50 mil (Alberto Marques/AT)

Santos começará a multar quem não separar corretamente o lixo dia 22, com o início da fiscalização do Recicla Santos, lei municipal que criou o Programa Socioambiental de Coleta Seletiva Solidária. Não só residências, mas também prédios comerciais já se mobilizaram para evitar prejuízos. As multas podem chegar a R$ 10 mil para os grandes geradores domésticos e a R$ 50 mil para estabelecimentos comerciais.

A regra é simples: 
  1. basta separar o lixo orgânico (úmido) 
  2. do reciclável (seco ou limpo) para evitar multa

A coleta no Município continuará igual, sendo diária para lixo comum e semanal para o limpo. Só perderam o direito de utilizar o serviço de coleta gratuita os grandes geradores comerciais, que terão de arcar com os custos sozinhos de retirada do lixo orgânico.

A dificuldade maior, hoje, é para condomínios cumprirem a lei, já que todos podem ter que dividir uma multa, caso apenas um condômino a desobedeça. Por isso, síndicos fortalecem a comunicação em prol da conscientização.

A única preocupação extra é que endereços residenciais que ultrapassam a emissão de 120 quilos ou 200 litros de lixo produzido ao dia devem apresentar, caso solicitado pela Prefeitura, documento sobre qual foi a destinação dos reciclados – naturalmente esses locais não conseguem juntar recicláveis por uma semana e, consequentemente, contratam empresas para dar a destinação correta.

Nivio Christiano Jensen Junior, de 54 anos, síndico do Condomínio Douradinho, no Gonzaga, está tranquilo. Em seu prédio, de dois blocos e 20 apartamentos, os moradores já têm o hábito de separar o lixo há pelo menos quatro anos.

A gente tem lixeiras próprias para lixo limpo e só alguns condôminos ainda têm dificuldade em separar. Mas para evitar problemas, fazemos uma triagem antes de os sacos irem para a rua. Uma funcionária passa o lixo reciclável para sacos maiores e, quando vê algo que cheira mal, pois ficou com resto de comida, já descarta”, 
explica o síndico, lembrando que lá são cerca de um ou dois contentores de lixo ao dia. De lixo limpo, são cerca de três na semana.

O sistema é bem diferente no condomínio onde Leonardo Mendes Leal, de 34 anos, é síndico. Ele mora no Acquaplay, no Marapé, onde há oito torres e 1.435 apartamentos. Apesar da dificuldade maior no gerenciamento, tudo tem dado certo, conforme garante. Já para prevenir problemas, há três meses uma empresa retira o lixo reciclável do local, diariamente, e emite certificação, como exige a lei. “O morador tem a responsabilidade de descer o lixo e separar. A empresa passa e recolhe os recicláveis. A gente preferiu tomar conta em vez de esperar o caminhão da prefeitura, pela quantidade”, diz Leal, ao complementar sobre as multas: “Provavelmente pelo receio de pesar no bolso, aumentou muito a separação. Não sabemos o quanto, porque antes não era medido. Mas se tínhamos 14 contentores de lixo úmido por dia, agora são de nove a 11 e a quantidade de lixo limpo aumentou”.

Marcos Liborio, secretário de Meio Ambiente de Santos, explica que o foco da lei é justamente reduzir a quantidade de resíduos descartados, o que já tem funcionado. “Santos está reciclando 60% mais do que em julho, data do início da lei”. Nesse mês, a Cidade coletou 422 toneladas de recicláveis. O aumento de 60% representaria cerca de 675.2 toneladas, ou seja, 253,2 toneladas a mais.

Inicialmente, a fiscalização priorizará locais onde a adesão não foi intensa e houve denúncias, além dos grandes geradores de lixo, tanto comerciais quanto residenciais.


Para denunciar, basta fazer contato com a Ouvidoria Municipal pelo é 0800- 112056, de segunda a sexta, das 8h às 18h.

Mar agitado causa ressaca na Ponta da Praia, em Santos

Mar agitado causa ressaca na Ponta da Praia, em Santos

Segundo pesquisadores, se a previsão do tempo se mantiver, não haverá impactos à estrutura urbana



O mar amanheceu agitado nesta segunda-feira (13) e, quem passa pela Ponta da Praia, em Santos, pode notar a calçada molhada, bem como a água estourando nas muretas. Mas, segundo o Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas (NPH) da Unisanta, não há motivos para pânico. A situação foi prevista na última sexta-feira (10) e não são esperados impactos negativos nas estruturas urbanas.

Segundo os registros da Praticagem de São Paulo, as ondas atingiram 2,3 metros e a expectativa é de que as oscilações continuem moderadas até terça-feira (14). 
De acordo com os pesquisadores do NPH-Unisanta, a previsão também indica o nível do mar acima da tábua de marés. Ele deve ultrapassar 1,7m nesta segunda-feira, o que representa um aumento de 50 cm.




Por conta da invasão da água do mar, a CET interditou a pista sentido Ponta da Praia (Foto: Nirley Sena/AT)

O NPH-Unisanta e a Defesa Civil de Santos informam que se a previsão se mantiver não são esperados impactos oriundos da agitação marítima, nas estruturas urbanas na Ponta da Praia. Entretanto, podem ocorrer alagamentos pontuais nas vias públicas, ocasionados pelo nível do mar.

         

Por conta de invasão da água do mar, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) interditou a pista sentido Ponta da Praia na avenida da orla, com desvio a partir do Canal 6.

Fonte: A Tribuna

sábado, 11 de novembro de 2017

Estado de São Paulo tem 18 das vinte melhores estradas do país

Estado de São Paulo tem 18 das vinte melhores estradas do país

Aproveite o fim de semana para passear e desfrutar da qualidade das rodovias paulistas, classificadas como ótimas no Ranking CNT/2017




As 16 rodovias classificadas como “ótimas” pela pesquisa CNT recebem investimentos viabilizados pelo Programa de Concessões Rodoviárias do Governo do Estado de São Paulo
Nesta semana a Confederação Nacional dos Transportes (CNT) divulgou nova pesquisa mostrando que, pelo 14º ano consecutivo, as melhores rodovias do país estão no Estado de São Paulo. A Rodovia dos Bandeirantes (SP-348) é considerada a melhor estrada brasileira pelo sexto ano consecutivo.
Em segundo lugar, aparecem as Rodovias D. Pedro I e a SP-340 que formam a ligação Campinas – Jacareí, seguidas da SP-225, que liga o município de Bauru à Itirapina. Apresentada em Brasília, a pesquisa mostra o ranking em que 18 das 20 melhores rodovias do país são concessões estaduais paulistas fiscalizadas pela Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo).
Todas as 16 rodovias classificadas como “ótimas” pelo levantamento técnico da Confederação Nacional dos Transportes – CNT recebem investimentos viabilizados pelo Programa de Concessões Rodoviárias do Governo do Estado de São Paulo. Outro dado apurado pelos técnicos da CNT, que avaliaram 105,8 mil quilômetros de rodovias, demonstra que a malha rodoviária que passa por São Paulo é a melhor do Brasil, com 77,8% de sua extensão classificada como ótima ou boa. Em todo o país, somente 38,2% das rodovias estão nas mesmas condições.
“Conseguimos manter em São Paulo esse histórico de bons resultados não apenas porque fazemos concessões, mas porque há duas grandes preocupações que não saem do escopo dos projetos: investimentos e fiscalização. Mesmo com rodovias com ótimas condições, a agência atua de forma séria e austera na fiscalização e aplica as multas quando os prazos não são atendidos conforme o estabelecido nos contratos. O usuário precisa receber aquilo que foi idealizado pelo Governo e está claramente especificado no contrato, cabe a ARTESP garantir isso”, avalia Giovanni Pengue Filho, diretor geral da Artesp.
Esse ano, a fiscalização foi ampliada com a criação da “Blitz Olho Vivo” da Artesp que detectou 1.774 não conformidades que geraram notificações de multa às concessionárias.
Clique aqui para ver o ranking completo com as 20 melhores rodovias do país.
Programa de base sólida
O resultado obtido pelas rodovias do Estado de São Paulo na 21ª edição da Pesquisa Rodoviária da Confederação Nacional dos Transportes (CNT) é consequência das bases sólidas definidas pelo Programa Estadual de Concessões Rodoviárias do Estado, iniciado em 1998 e que estabelece as diretrizes para as concessões rodoviárias em São Paulo.
Os investimentos realizados asseguraram, por exemplo, a duplicação de 1.054 quilômetros da malha, implantação de 1.650 quilômetros de faixas adicionais e de 310 quilômetros de marginais. São obras que, além de trazerem conforto ao motorista, também aumentam a segurança.
Outros números importantes de obras foram a implantação de 1.220 quilômetros de acostamentos, de 190 passarelas, de 419 dispositivos de acesso e retorno, além da modernização e ampliação de outros 219 acessos e retornos já existentes. Também foram construídos pelo Programa de Concessões 216 quilômetros de novas pistas. São obras como a construção do Trecho Leste do Rodoanel ou a ampliação do Anel Viário de Campinas, com a construção do segmento entre as rodovias Bandeirantes (SP-348) e Anhanguera (SP-330).




Equipamentos
Ao longo dos 7,2 mil quilômetros de rodovias concedidas estão em funcionamento atualmente 8.099 telefones de emergência para contato direto com as concessionárias (além de cada uma delas ter um 0800 para atendimento ao motorista), 1.226 câmeras de monitoramento de tráfego (cujas imagens são captadas pelos Centros de Controle de Operações/CCOs de cada concessionária e pelo Centro de Controle de Informações/CCI da ARTESP), 352 painéis eletrônicos de mensagens (que alertam os motoristas em caso de qualquer problema nas pistas) e 39 estações meteorológicas, entre outros equipamentos.
A utilização desses equipamentos garante a agilidade dos serviços das concessionárias, como socorro mecânico e médico, que o usuário recebe sem qualquer custo adicional. No ano passado, foram realizados 1,69 milhões de atendimentos a motoristas nas rodovias sob concessão.
Segurança viária
Nos últimos cinco anos, as estradas do Programa Estadual de Concessões Rodoviárias tiveram queda de 12% no número de acidentes. Melhor ainda foram os índices de redução nos números de mortes (18% de queda) e de feridos em acidentes (recuo de 21%) no mesmo período. A realização do Programa de Redução de Acidentes (PRA), realizado em conjunto entre as concessionárias, a ARTESP e a Polícia Militar Rodoviária, reduziu em 50% o índice de mortes nas rodovias concedidas da 1ª Etapa do Programa.
Campanhas
Atualmente, a ARTESP desenvolve importantes atividades com o Rodovírtua – óculos de realidade virtual desenvolvido pela Agência e pelo DER que leva a pessoa que o utiliza a experimentar experiências de risco ao volante, como, por exemplo, dirigir sob o efeito de álcool.


Inovações
A 4ª Etapa do Programa de Concessões Rodoviárias do Governo do Estado de São Paulo, que está em curso, traz inovações para manter as estradas paulistas entre as melhores do país. Uma delas é a adoção de medidas que tornem as tarifas de pedágio cada vez mais justas. Outra é garantir que a concessão seja viável economicamente para o setor privado, com a finalidade de tornar os contratos sólidos e, assim, assegurar a realização dos investimentos previstos nos editais.
Uma das novidades será a obrigatoriedade das concessionárias implantarem nas rodovias sob sua concessão um sistema tipo wifi exclusivo para o segmento concessionado, no qual o usuário terá acesso a todas as informações sobre a estrada, e, assim, poderá programar melhor a sua viagem. Além disso, trechos antes concedidos que estão sendo relicitados terão redução no valor da tarifa de pedágio de 19% em média. E, o usuário que utilizar o pedagiamento eletrônico terá desconto de 5%.
Outra novidade importante na gestão é que haverá revisões ordinárias dos contratos a cada quatro anos, possibilitando, por exemplo, a inclusão de novas obras de acordo com necessidades verificadas após a assinatura da concessão. Será possível, assim, atender a novas demandas de municípios e da população ao longo do período de vigência da concessão.
A elaboração dos editais de concessão teve a consultoria do IFC (International Finance Corporation) maior instituição de desenvolvimento global, membro do Banco Mundial e especialista em projetos para os países em desenvolvimento. O resultado foi que o processo licitatório atraiu pela primeira vez para a disputa de uma licitação desse tipo um fundo de investimento, o Pátria Investimentos – parceiro no Brasil do fundo Blackstone, um dos maiores do mundo.
O edital trouxe como novidade o contrato tripartite, assinado pelo Poder Concedente (Governo do Estado), concessionária e financiador, o que melhora a financiabilidade do projeto através de regras para administração temporária, step in dos financiadores e substituição da concessionária, entre outras questões.
Atualmente está em fase de licitação a concessão do Trecho Norte do Rodoanel, cujos investimentos previstos são de R$ 581,5 milhões ao longo de 30 anos. O edital foi lançado neste mês de outubro e o leilão está marcado para o dia 10 de janeiro de 2018.

sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Saúde abre consulta pública para qualificar atendimento a idosos

Saúde abre consulta pública para qualificar atendimento a idosos


Tratamento

Ministério da Saúde propôs série de medidas de atendimento multidisciplinar para melhorar qualidade de vida de 29 milhões de brasileiros
publicado: 06/11/2017 19h20 última modificação: 06/11/2017 21h10

Em 2030, 20% da população brasileira será formada por idosos. Para melhorar a qualidade de vida dessa parcela da população nos próximos anos, o Ministério da Saúde lançou, nesta segunda-feira (6), a Estratégia Nacional para o Envelhecimento Saudável. As diretrizes fornecem orientações aos profissionais de saúde para melhorar os atendimentos para aqueles que já passaram dos 60 anos.

O projeto com as orientações técnicas do cuidado com a pessoa idosa ficará disponível para consulta pública a partir desta terça-feira (7). Atualmente, a população com mais de 60 anos soma 29,3 milhões de pessoas, o que corresponde a 14,3% dos brasileiros. Desses, 30,1% precisam de ajuda para realizar as atividades de autocuidado.

Entre as novidades do documento estão a implementação do atendimento multidisciplinar que envolve testes clínicos, psicossocial e funcional. Com essa avaliação global, é possível fornecer o diagnóstico mais apropriado e indicar o tratamento mais adequado a cada caso.
Para corroborar com essa perspectiva de terapia específica, os profissionais da Atenção Básica devem analisar o quão independentes são os idosos para cuidar de si próprios, e seus estilos de vida, além de hábitos de saúde e histórico clínico.

A ideia é evitar o avanço de doenças crônicas,

  • como excesso de peso, que atinge 63,5% das pessoas entre 60 e 69 anos; 
  • e obesidade, que acomete 23,1% dessa população. 
  • Os diabéticos nessa idade somam 25,1%, 
  • e os hipertensos são 57,1%. 


Tratar e prevenir essas doenças assegura a manutenção da autonomia desses idosos.

Caderneta de saúde
Nas mais de 41,6 mil unidades de Atenção Básica, os profissionais vão preencher a Caderneta da Pessoa Idosa, que será integrada ao prontuário eletrônico. Até o fim deste ano, 3,9 milhões cadernetas serão distribuídas nos municípios. Para o ano que vem, a previsão é de 1,5 milhão.

Desse modo, o envelhecimento passa a ser um dos temas prioritários para a pasta. Um dos objetivos é melhorar a sobrevida dos pacientes e evitar a prescrição de medicamentos desnecessários, reduzindo os custos para o sistema de saúde.

Um aplicativo gratuito para smartphones vai apoiar o trabalho dos profissionais de saúde a registrar essas informações.

Fonte: Governo do Brasil, com informações do Ministério da Saúde
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil

Deck do Pescador entra em obras no início do ano

Deck do Pescador entra em obras no início do ano


Deck do Pescador entra em obras no início do ano


Pescadores e frequentadores do Deck do Pescador, localizado Av. Almirante Saldanha da Gama s/nº, na Ponta da Praia, terão o espaço recuperado dos estragos provocados pela forte ressaca de agosto de 2016.

A Prefeitura abriu o edital de licitação para contratar a empresa que fará a obra, com início previsto para janeiro. Para que o local possa ser utilizado durante a temporada de verão, o trabalho começará pela retirada das ruínas e das partes de concreto comprometidas, com auxílio de mergulhadores.

Após o verão, será realizada a reforma do piso, sanitários e da loja existente no local. O espaço ganhará cobertura em policarbonato e guarda-corpos.

ESTUDO  
As equipes técnicas das secretarias de Infraestrutura e Edificações (Siedi) e de Serviços Públicos (Seserp) pesquisaram os projetos estruturais da época da construção do equipamento e fizeram estudo da estrutura afetada. A avaliação técnica final apontou a necessidade de demolição de grande parte da área afetada e recuperação do restante.  

Visando garantir a segurança do público que circula pelo local e impedir o acesso ao vigamento danificado, a Prefeitura instalou guarda-corpo e sinalizou o acesso interno do Deck do Pescador, para evitar acidentes enquanto não começam as obras.

EDITAL
O edital da licitação prevê a abertura dos envelopes de habilitação, que definem as concorrentes aptas a realizar o serviço, no dia 11 de dezembro. A vencedora da licitação será responsável pela reforma do equipamento, incluindo demolição da estrutura comprometida, material, equipamentos e mão de obra.

A intervenção será custeada com recursos do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur), órgão ligado ao Governo do Estado. Trata-se de saldo remanescente de convênio de 2014, no valor de R$ 1.164.537,42.

RESSACA
Durante a forte ressaca que comprometeu parte da estrutura do Deck no ano passado, foram registradas ondas de quatro metros de altura. Houve obstrução de 2 km da rede de águas pluviais, um barco foi arrastado e parte da mureta da praia destruída. Prédios e clubes dos canais 6 ao 7 ficaram alagados. E o canal do Porto de Santos precisou ser fechado por 30 horas.

Casa do Trem Bélico entra no roteiro da Linha Conheça Santos

Casa do Trem Bélico entra no roteiro da Linha Conheça Santos

Uma das mais antigas edificações militares do País será a atração principal dos passeios no fim de semana


  

                                                     Casa do Trem Bélico será atração principal da
                                                      Linha Conheça Santos (Foto: Divulgação/PMS)

Uma das mais antigas edificações militares do País e o primeiro prédio público de Santos, a Casa do Trem Bélico, será a atração principal dos passeios da Linha Conheça Santos no próximo fim de semana.

O ponto de partida do tour panorâmico pelas principais atrações da Cidade será o Posto de Informações Turística do Gonzaga (Posto de Salvamento 3), sábado (11) e domingo (12), às 10 e 14 horas.

Na parada técnica na Casa do Trem Bélico, os passageiros vão conferir detalhes da construção, um exemplo da arquitetura colonial da época. Acredita-se que a edificação tenha sido erguida entre 1640 e 1646, mas sua existência só foi comprovada documentalmente em 1734.

De acordo com informações da Prefeitura, no espaço também foi erguido o primeiro pelourinho da Cidade. O imóvel, que abrigava as armas e munições para proteção da então Vila de Santos, atendia a dois objetivos da Coroa Portuguesa: um simbólico e outro militar. Simbolicamente, representava a soberania da Cidade sobre a região e, militarmente, a importância da Vila de Santos como praça de guerra.

Quem visitar o local poderá conhecer também o monitor Zé Corneteiro, personagem criado pelo funcionário Miguel Escandon que, com sua performance, conta curiosidades sobre a história da casa.


A passagem para a Linha Conheça Santos custa R$ 15,00 e pode ser adquirida com o motorista do micro-ônibus.


LINHA TURÍSTICA CONHEÇA SANTOS
Linha Conheça Santos funciona atualmente com o passeio panorâmico: Informações no Posto de Informações Turísticas do Gonzaga, que funciona no bonde da Praça das Bandeiras, de onde sai o micro-ônibus.
O passeio dura em torno de 2 horas, com uma guia bilingue
Bilhete - consulte
Os passeios sairão do Posto de Salvamento 3 (Gonzaga), às 10 horas e às 14 horas. Outra novidade do tour é que a cada fim de semana o local de parada será modificado. Conheça os principais pontos turísticos de Santos. 
Proibido traje de banho e cigarro.
Informações: 0800.173887 - Disk Tour

ABAIXO A LISTA DOS PONTOS TURÍSTICOS VISITADOS PELA LINHA CONHEÇA SANTOS.
CLIQUE NOS LINKS PARA SABER MAIS SOBRE CADA UM DOS LUGARES.
1. Praça das Bandeiras
2. Orquidário Municipal
3. Vila Belmiro
4. Centro Cultural Patrícia Galvão
5. Santuário Sto. Antônio do Valongo
6. Museu de Arte Sacra
7. Monte Serrat
8. Praça Mauá
9. Bolsa do Café
10. Pantheon dos Andradas
11. Outeiro de Santa Catarina
12. Casa do Café
13. Terminal de Passageiros do Porto
14. Complexo Cultural do Porto
15. Museu do Mar
16. Ponte Edgard Perdigão
17. Museu de Pesca
18. Aquário Municipal
19. Pinacoteca Benedicto Calixto

SETUR - Secretaria Municipal de Turismo.
Prefeitura Municipal de Santos.